Sobre a Cocen

Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp Desde 1998 a Unicamp conta com uma estrutura específica para coordenação da gestão dos centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa, e para subsidiar a administração da universidade nas políticas e nas ações a eles relacionadas: a Cocen - Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa.
Juntamente com outros órgãos da Unicamp, a Cocen estimula o desenvolvimento de projetos temáticos multidisciplinares ou de prestação de serviços a instituições públicas e privadas nos quais envolvem-se os Centros e Núcleos e apoia docentes, pesquisadores e estudantes que deles participam.
A Cocen integra 21 Centros e Núcleos que colaboram com os cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização oferecidos pela Universidade. Também organizam eventos científicos de alcance nacional e internacional, editam periódicos e livros, mantêm acervos documentais - em alguns casos únicos no Brasil, e estabelecem convênios e colaboração acadêmica com importantes instituições brasileiras e de outros países. Vários deles desenvolvem ainda indispensável atividade de prestação de serviços (inclusive para a própria comunidade da Unicamp).
Atuam nos Centros e Núcleos pesquisadores, docentes e alunos das mais diversas unidades da Unicamp, e de outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Essa equipe gera uma produção significativa quantitativamente e qualitativamente relevante para diversas vertentes do conhecimento humano: Pensamento e História; Lógica; Teoria da Ciência; População; Ambiente; Geoprocessamento; Saber Urbano; Linguagem; Neurociências; Meteorologia e Climatologia; Planejamento Energético e Petróleo; Engenharia Genética, Engenharia Biomédica e Divulgação Científica, entre outros.
Além disso, o Coordenador da Cocen preside a Comissão de Atividades Interdisciplinares do Conselho Universitário, instância máxima de deliberação da universidade, à qual assessora nas questões próprias das políticas e ações relacionadas aos centros e núcleos de estudos e projetos interdisciplinares. Entre as atribuições da COCEN, destacam-se: I - Propor a política da Administração para o desenvolvimento dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Universidade e coordenar a execução dessa política; II - Propor diretrizes gerais, requisitos e critérios para a criação, extinção e remodelação de Centros e Núcleos, bem como para a avaliação bienal de suas atividades; III - Zelar, acadêmica e administrativamente, pelo fiel cumprimento dos objetivos e regimentos dos Centros e Núcleos e pela conformidade de seus atos com as normas legais e as normas internas da Universidade; IV – Analisar:
a) propostas relativas ao quadro de pessoal dos Centros e Núcleos; b) propostas relativas às Carreiras de Técnico Especializado de Apoio à Pesquisa Cultural, Científica e Tecnológica (TPCT) dos Centros e Núcleos; c) relatórios de atividades e prestação de contas.
V – Incentivar, com outros órgãos da Unicamp, o desenvolvimento de projetos temáticos multidisciplinares ou de prestação de serviços a instituições públicas e privadas, envolvendo a participação de Núcleos e Centros. VI - Apoiar docentes, pesquisadores e estudantes no exercício de suas pesquisas e atividades junto aos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Universidade. VII – Alocar e responsabilizar-se pela execução da parcela de recursos, especificados na peça orçamentária à Reitoria/COCEN, dos Centros e Núcleos. A estrutura organizacional da COCEN, em função dos objetivos e atribuições definidos pela Deliberação CONSU, deverá, necessariamente, considerar:
- Sua relação com a Comunidade Universitária; - Sua relação com os outros Órgãos da Universidade; - Sua relação com entidades externas à Universidade (instituições de ensino, agências de financiamento e a iniciativa privada).
Estrutura Institucional A COCEN constitui um dos órgãos que compõem a estrutura executiva da Universidade, caracterizada por significativa autonomia na gestão de seus objetivos e atividades. Considerando sua instância de atuação estratégica, seus objetivos e táticas no que diz respeito às suas atribuições, a COCEN está localizada no terceiro nível hierárquico da Reitoria (01 – Reitoria, 02 – CGU e 04-COCEN), considerando-se a Tabela de Órgãos atualmente em vigência na Universidade. Estrutura Organizacional A COCEN, para cumprir o seu papel de coordenar as atividades de vinte e três órgãos - os Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Universidade, requer uma organização funcional específica, para poder atender as diversas estruturas dos Centros e Núcleos, as quais refletem suas características distintas e seus perfis diversos. Compete à COCEN responsabilizar-se pela adequação das atividades desses órgãos à política institucional, bem como pela adequação de seu desenvolvimento às regras, normas e legislação vigentes.