terça-feira, 31/10/2017   Por Embrapa

4º Mídia e Pesquisa: ética em divulgação científica na era da "pós-verdade"

Com o objetivo de discutir a importância da ética na divulgação científica para as organizações de pesquisa e o papel do jornalismo científico na era da “pós-verdade”, incentivando o debate crítico da ética na cultura científica, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Unicamp - Universidade Estadual de Campinas realizam o 4º Encontro Mídia e Pesquisa. Com o tema “Ética em divulgação científica na era da pós-verdade”, o evento ocorre em 14 de novembro de 2017, das 9h às 15h30, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP).

O Painel 1, Ética e pós-verdade, moderado pelo jornalista e professor do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) Ricardo Whiteman Muniz, vai reunir três debatedores. O filósofo da Unicamp Roberto Romano discorrerá sobre “Fake news ou sofística? Uma ‘descoberta’ de algo antigo”. Em seguida, o jornalista e professor da PUC-Campinas Carlos Alberto Zanotti fala sobre “O jornalismo na era da ‘pós-verdade’”. Finalizando o painel, o jornalista Carlos Orsi (http://carlosorsi.blogspot.com.br/) tratará sobre “Fatos alternativos: um informe das trincheiras”.

O Painel 2, Credibilidade e fontes confiáveis de informação científica, moderado pela jornalista e professora da PUC-Campinas Ciça Toledo, se inicia com a presidente do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), jornalista Ângela Pimenta, que apresenta o “Projeto Credibilidade (https://www.credibilidade.org/): como distinguir a informação qualificada do ruído no meio digital”, seguida pelo jornalista e editor do Direto da Ciência, Maurício Tuffani, que falará sobre “O desafio do contraditório no jornalismo científico”. Para finalizar, o professor da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/Unicamp (Limeira, SP) Peter Schulz discorre sobre “Os mecanismos de disfarce da má ciência”.

Na parte da tarde, o Painel 3, moderado pelo pesquisador e professor-coordenador do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/Unicamp), Rafael Evangelista, mostrará algumas das Novas plataformas tecnológicas em divulgação científica e jornalismo de dados, com três cases. “Divulgação da Ciência na Embrapa” será apresentado pelo jornalista da Secretaria de Comunicação da Embrapa (Secom) Jorge Duarte. “Jornalismo de Dados: técnicas, ferramentas e perspectivas”, pelo jornalista e editor do Estadão Dados, Daniel Bramatti e “Os desafios do jornalismo científico no ambiente colonizado digital”, a ser apresentado pela jornalista Raquel Almeida (Labjor/Unicamp).

Veja a programação completa aqui: https://www.embrapa.br/meio-ambiente/cursos

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Serão oferecidas 200 vagas e todos os participantes receberão certificados de participação. O 4º Encontro Mídia e Pesquisa é uma realização da Embrapa, por meio de suas Unidades em Campinas e Jaguariúna (SP): Gestão Territorial, Informática Agropecuária, Meio Ambiente, Monitoramento por Satélite, e Produtos e Mercado – Escritório de Campinas, em parceria com a Secretaria de Comunicação e o Labjor da Unicamp.

Serviço

4º Encontro Mídia e Pesquisa
Data: 14 de novembro de 2017
Horário: 9 às 15h30
Local: Centro de Convenções da Unicamp. Avenida Érico Veríssimo, 300, Barão Geraldo, Campinas, SP.

Contatos

Eliana Lima
Embrapa Meio Ambiente
Tel: (19) 3311-2748
meio-ambiente.imprensa@embrapa.br

Nadir Rodrigues
Embrapa Informática Agropecuária
Tel: (19) 3211-5747
informatica-agropecuaria.imprensa@embrapa.br

Fonte: Embrapa



LEIA TAMBÉM: