Veja todas as notícias do CEPETRO

quinta-feira, 09/11/2017   Por Valéria Hein

Cepetro da Unicamp inaugura circuito de testes de escoamento de petróleo

Cepetro da Unicamp inaugura circuito de testes de escoamento de petróleo.pdf
Um grande circuito de testes de escoamento de petróleo foi inaugurado na Unicamp, no Cepetro – Centro de Estudos de Petróleo. Financiado pela Queiroz Galvão Exploração e Produção, o objetivo é testar equipamentos criados para esse fim e envolve pesquisadores e estudantes da universidade. O Coordenador do projeto, Antonio Carlos Bannwart, explica que o equipamento testado através desse circuito faz o bombeamento de um tipo específico de petróleo, com mais viscosidade que o encontrado no Pré-Sal, por exemplo.

Esse fluido, que foi depositado em bilhões de metros cúbicos ao longo da história geológica da terra, está acumulado no subsolo marinho, embebido em rochas porosas a quilômetros de profundidade. Por isso, é preciso uma forma eficiente de trazê-lo à superfície, respeitando todas as restrições de órgãos reguladores, como a Agência Nacional do Petróleo. De acordo com Antonio, esse projeto contribui para a eficiência nesse complexo procedimento, além de atender ao compromisso da universidade de extensão à sociedade, ao contribuir com um setor que gera emprego e amplia o acesso da população a bens de natureza energética.

A Queiroz Galvão Exploração e Produção, além de patrocinadora, se beneficia desse projeto, por ser uma das empresas cadastradas pela ANP, como operadora de campos de petróleo. Paulo Rocha, Gerente de Reservatórios da empresa, explica que o escoamento de petróleo é um desafio para essa indústria. Os testes com essa bomba, que irá operar em águas profundas e em ambiente de baixas temperaturas e altas pressões, contribuem para as reduções de riscos ao escoamento.

Clique aqui para ouvir a reportagem na íntegra.

Fonte: CBN Campinas