Segunda-feira, 29 de julho de 2024 - Por Redação COCEN
Centros e Núcleos da COCEN sediarão a maioria dos novos CCDs da Unicamp
Os Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) são financiados pela Fapesp e têm como objetivo enfrentar os desafios contemporâneos em áreas estratégicas

Fachada do NIPE, que será sede de dois dos novos CCDs. Foto: Antonio Scarpinetti.
Dos cinco novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) que serão instalados na Unicamp, três serão sediados em Centros e Núcleos de pesquisa do Sistema COCEN.
Os CCDs são financiados pela Fapesp e têm como objetivo enfrentar os desafios contemporâneos em áreas como saúde, energia, agricultura, tecnologia assistia e iluminação pública.
O Centro Paulista de Estudos em Biogás e Bioprodutos - CP2B, que desenvolverá pesquisas em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, será sediado no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE).
O NIPE também será sede do Centro Paulista de Inovação em Serviços de Iluminação Pública - CePISIP, que trabalhará em colaboração com a Prefeitura Municipal de Conchal e outras entidades.
Já o Centro de Pesquisa de Lignina Grafitizada para Transformação de Solos Agrícolas e Ambientais - C-Liga terá como sede o Centro de Componentes e Semicondutores (CCSNano), em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Os outros dois centros são da área de saúde e tecnologias assistidas, e serão sediados na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e na Faculdade de Engenharia Elétrica e e Computação.
Voltar

NIPE
Sustentabilidade
Laboratório de pesquisa em bioenergia e biomateriais entra em operação na Unicamp
Nova estrutura vai impulsionar pesquisas na área de transição energética

CCSNano
Meio Ambiente
Composto pode conter deslizamentos de terra

NIPE
Energia
Unicamp terá centro dedicado à pesquisa de energia de baixo carbono

CEPETRO
Ciência e TecnologiaPetróleo
Empresa inglesa cede licenças de softwares no valor de 3 milhões de libras ao Cepetro