Terça-feira, 19 de novembro de 2024 - Por Redação
Inauguração do NEAB terá aula magna e lançamento de exposição nesta quinta-feira (21)
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros foi incorporado ao Sistema COCEN
Ilustração: Edson Ikê
Com a missão de promover pesquisa interdisciplinar, atividades de extensão, formação de professores e aprimoramento de ações afirmativas, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) será inaugurado em cerimônia realizada na próxima quinta-feira (21), a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp.
A programação do evento conta com uma aula magna intitulada "Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unicamp: trajetória e desafios", pela professora Débora Jeffrey, da Faculdade de Educação (FE), além do lançamento da exposição "Bailes Negros: sociabilidades e resistência em Campinas", uma colaboração entre o Centro de Memória da Unicamp (CMU) e o NEAB. O evento também terá uma apresentação cultural do Instituto Anelo.
Na mesa de abertura, estarão presentes o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles; o pró-reitor de extensão, esporte e cultura, Fernando Coelho - que presidiu o Grupo de Trabalho (GT) referente à criação do NEAB -; a coordenadora da COCEN, Raluca Savu; e a coordenadora do NEAB, Carmen Veríssima.
O NEAB teve sua criação aprovada pela Unicamp em março deste ano e foi incorporado ao Sistema COCEN, que agora conta com 22 Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa.
A exposição "Bailes Negros" integra o projeto "Histórias negras: registros orais para a desinvibilização da presença negra em Campinas (1930-1970)", desenvolvido pelo Serviço de Difusão Cultural do CMU.
Com curadoria das bolsistas Ana Clara Bemfica de Souza, Emily Vitória Alves Nogueira e Georgia Maria Gonçalves Ferreira, a mostra tem o patrocínio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (PROEEC) da Unicamp, por meio do Edital Pex 2023.
A exposição estará aberta para visitação de forma gratuita entre os dias 22 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, no saguão da Biblioteca Central César Lattes.
Voltar
NEAB
Estudos Afro-Brasileiros
"Conexão da universidade com maioria da população", diz Ademir da Silva sobre o NEAB
Ademir José da Silva é advogado da OAB Campinas e tem uma longa história de ativismo em prol da cultura afro-brasileira
NEAB
Estudos Afro-Brasileiros
Inauguração do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros é destaque na EPTV
Núcleo foi inaugurado no contexto do Dia da Consicência Negra
NEAB
Estudos Afro-Brasileiros
Momento histórico: inauguração do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB)
Incorporado ao Sistema COCEN, o NEAB tem a missão de promover pesquisa, extensão, formação de professores e ações afirmativas
COCEN
NEAB
CulturaDivulgação Científica
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural: Instruções e Cronograma para Inscrição no Processo Seletivo