Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - Por COCEN
COCEN representa a Unicamp no lançamento do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas
Na ocasião, foi anunciada a instituição do Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CePRAM)

O Governo do Estado de São Paulo lançou ontem (22) o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC), que vai acompanhar e monitorar a implementação da estratégia do estado na prevenção e enfrentamento a eventos climáticos extremos.
A coordenadora associada da COCEN, Marta Teixeira Duarte, e a meteorologista pesquisadora do Cepagri, Ana Ávila, representaram a Unicamp no evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes (SP).
A meteorologista do CEPAGRI, Ana Ávila, e a coordenadora associada da COCEN, Marta Teixeira Duarte, no lançamento do CEMC.
Na ocasião, foi anunciada a instituição do Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CePRAM), que funcionará sob gestão da Defesa Civil.
Recentemente, a Unicamp recebeu um radar meteorológico de alta precisão para monitorar fenômenos climáticos extremos, como tempestades severas, microexplosões e tornados.
O estado de São Paulo conta, ao todo, com sete radares meteorológicos. O CePRAM permitirá a integração de todos e, com isso, as informações e dados produzidos por estarão disponíveis em um único lugar, permitindo uma cobertura meteorológica de todo o território paulista.
Marta Teixeira Duarte, Ana Ávila, Gabriela Ramos Hurtado (Coordenadora Executiva do Instituto de Estudos Avançados do Mar - Unesp), e Newton La Scala Junior, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp.


Voltar

CEPAGRI
Meteorologia
Centro Regional de Meteorologia entra em operação na Unicamp
O órgão reunirá imagens, dados pluviométricos e da Defesa Civil de cada município da Região Metropolitana de Campinas

CEPAGRI
AmazonFACE
Ministra anuncia inauguração do AmazonFACE antes da COP 30
Experimento simula condições atmosféricas adversas na floresta amazônica.

CEPAGRI
Alimentação
Por que o preço dos alimentos subiu tanto?

CEPAGRI
Jornalismo CientíficoAmazonFACE
AmazonFACE é destaque em trilogia de matérias do G1
Coordenado por pesquisador do CEPAGRI, o estudo tem como objetivo investigar como o aumento de CO2 atmosférico afeta a floresta amazônica