Sexta-feira, 31 de julho de 2026 - Por Marcos Rogério Pereira
LUME Teatro conquista o Prêmio Governador do Estado para as Artes 2026
Imagem cedida pelo Lume
O projeto Terra Lume - Mostra Cultural do LUME Teatro venceu o Prêmio Governador do Estado para as Artes 2026, na categoria Teatro. A cerimônia aconteceu na noite de 29 de julho, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
A premiação reconhece iniciativas que marcaram a produção cultural paulista em 2025 e celebra uma mostra que integrou as comemorações dos 40 anos do Lume, reunindo espetáculos, encontros, demonstrações técnicas e atividades formativas que reafirmam o compromisso do grupo com a pesquisa, a criação artística e a formação.
Este reconhecimento celebra uma trajetória construída coletivamente ao longo de quatro décadas.
Nosso agradecimento a todas as pessoas que fizeram parte do Terra Lume: artistas, equipes, parceiros e público, e a quem contribui diariamente para manter viva a pesquisa e a criação no LUME Teatro.
Seguimos juntos, criando, pesquisando e compartilhando teatro.
Equipe LUME Teatro
Leia a íntegra do discurso de Jesser de Souza na cerimônia do Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2026
Ao receber o Prêmio Governador do Estado para as Artes 2026 em nome do Lume Teatro, da Unicamp e da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), Jesser de Souza destacou o papel do teatro como espaço de encontro, reflexão e transformação social. A seguir, publicamos a íntegra de seu pronunciamento:
"Eu sempre entendi o teatro como um fenômeno criado para promover o encontro entre nossas humanidades por meio de narrativas espetaculares.
Por um breve instante, reunimo-nos para refletir sobre os dilemas que nos cercam, tomando o presente e o passado como norte para prospectar o futuro que desejamos como sociedade.
O que fazemos aqui hoje, nesta cerimônia, também é parte dessa construção. Reconhecer e premiar a cultura é uma postura louvável do poder público que precisamos distinguir e estimular.
Por isso, em nome da Unicamp, da Coordenadoria de Centros e Núcleos e de toda a equipe do Lume Teatro — este híbrido de grupo artístico e núcleo de pesquisa universitária —, venho agradecer à comissão julgadora e à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Diante de tantos projetos de impacto, a indicação já é, por si só, um prêmio, no nosso entendimento.
Compartilhamos esta alegria com nossa equipe, que sustenta 40 anos de trabalho; com nossos mestres, cujos tesouros a nós ofertados seguem nos nutrindo; com os jovens artistas que cruzam seus caminhos com o nosso e cujo brilho nos olhos evitou a desistência do ofício nos momentos difíceis; e, especialmente, com o público, sentido maior do nosso desejo de encontro e de celebração.
Cumprimentamos também, com honra, os demais indicados da categoria Teatro: ALIC (Lençóis Paulista), Associação Cultural Tempero D"Alma (Rio Claro), Pia Fraus (São Paulo) e o querido Luís Alberto de Abreu (São Bernardo do Campo).
Por fim, desejamos que este reconhecimento funcione menos como celebração de feitos passados e mais como encorajamento para seguirmos acreditando no poder de transformação da arte: "trans-formação", no sentido de atravessar e reelaborar nossa formação subjetiva.
Que o encontro reflexivo que a Arte é capaz de promover nos guie a um futuro em que os povos originários tenham seus territórios e dignidades preservados; que o povo preto, descendente dos que para cá foram trazidos à força, ocupe os justos espaços em nossa sociedade e nas instâncias de poder; que nosso país rejeite projetos autoritários e afaste figuras contrárias à vida pública dignificante.
Que a arte sensibilize esta e as futuras gerações para que nunca mais...
nunca mais...
nunca mais, mesmo,
toleremos aberrações de instâncias geopolíticas e genocídios transmitidos ao vivo pelas telas do mundo.
Recebemos com orgulho o Troféu Passaluz, através do qual a luz passa, assinado pela artista plástica Regina Silveira, desejando que sejamos dignos de honrá-lo. Também nos alegramos com a longevidade do Prêmio Governador do Estado, para o qual desejamos longa vida.
Que os povos originários e as florestas estejam de pé.
E que a Palestina seja livre.
Em nome do Lume Teatro, muito obrigado."
— Jesser de Souza
Voltar
LUME está entre os indicados ao 37º Prêmio Shell de Teatro
Grupo foi indicado pelos mais de 40 anos de atividades e pelo modo de narrar essa história em "Kintsugi – 100 Memórias"
Apresentação do espetáculo Café com Queijo - 26º Café COCEN
Espetáculo Café com Queijo inicia as comemorações pelos 60 anos da Unicamp da COCEN
Instalação que celebra 40 anos do LUME Teatro fica em cartaz até 15 de fevereiro
Mostra convida o público a mergulhar em experiências sensoriais que unem arte e tecnologia no Itaú Cultural, em São Paulo
25° Cursos de fevereiro de 2026
Abertura das inscrições: 1 de outubro de 2025