Segunda-feira, 03 de agosto de 2026 - Por Redação COCEN
Ex-coordenadora da COCEN, Ana Carolina Maciel é contemplada em prêmio nacional do STM
Pesquisadora recebe menção de Honra ao Mérito em Produção Acadêmica do 1º Prêmio STM de Justiça e Cidadania Professor Paulo Bonavides
Ana Carolina de Moura Delfim Maciel coordenou a COCEN entre 2017 e 2024
A ex-coordenadora da COCEN e pesquisadora do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, foi contemplada com a Menção de Honra ao Mérito na categoria Produção Acadêmica do 1º Prêmio STM de Justiça e Cidadania Professor Paulo Bonavides, promovido pelo Superior Tribunal Militar (STM).
Criado para reconhecer iniciativas voltadas ao fortalecimento da Justiça, da cidadania e dos direitos fundamentais, o prêmio reuniu, em sua primeira edição, cerca de 90 projetos de magistrados, pesquisadores, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, professores, servidores públicos e representantes da sociedade civil de todo o país.
"Esse reconhecimento é motivo de grande honra e reforça meu compromisso com a construção de soluções concretas para um país mais justo, inclusivo e republicano", afirmou Maciel.
A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 19 de agosto, às 14h30, na sede do Superior Tribunal Militar, em Brasília (DF).
Historiadora e documentarista, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel é professora no Programa de Pós-Graduação em Multimeios do IA e International Fellow no Institut Convergences Migrations Paris (ICM). Dirige o grupo de pesquisa "Trajetórias sem fronteiras: cinemas do refúgio contemporâneo" (CNPq).
Presidiu a Cátedra Sérgio Vieira de Mello - Unicamp (ACNUR/ONU) e foi coordenadora da COCEN por dois mandatos, bem como Professora Catedrática Sênior na Cátedra UNESCO/UNITWIN no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (2021), membro do Comitê Executivo da Associação de Brasilianistas na Europa (2021-2023), e presidente da Associação Brasileira de História Oral (2016-2018).
Voltar
II InterCOCEN
Pesquisadoras da Carreira Pq ganham sete novas bolsas produtividade do CNPq
No edital de 50 anos, mulheres são 43% das contempladas com a bolsa pela primeira vez
FAPESP e Facepe lançam edital para apoiar tecnologias quânticas e transição energética
Objetivo é fomentar a colaboração entre pesquisadores de São Paulo e Pernambuco. Propostas serão recebidas até 31 de agosto
Casa-território ≡ Território-casa
O ato de habitar é tema de exposição coletiva no Centro MariAntonia, em São Paulo