Segunda-feira, 26 de outubro de 2020 - Por Beatriz Oretti
Marcelo Mendes Brandão, pesquisador do CBMEG é eleito presidente da AB3C
É a primeira vez que o cargo é assumido por um pesquisador da Unicamp

Foto: Marcos Rogério Pereira
O pesquisador Marcelo Mendes Brandão do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp (CBMEG), integrante do sistema COCEN (Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa), foi eleito presidente da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C). É a primeira vez que um membro da UNICAMP assume essa presidência e também que este é oriundo da carreira de pesquisadores (Pq).
A AB3C, é uma associação científica dedicada ao avanço do entendimento de seres vivos através de métodos formais, multidisciplinares e quantitativos de larga escala. A área da bioinformática é um dos ramos de atuação científica que mais crescem no mundo, influenciado pelo grande volume de dados que a Biologia Molecular e a Bioquímica tem gerado com o advento das novas tecnologias de sequenciamento de DNA e RNA e os grandes projetos de prospecção de novos alvos para Biotecnologia. Tornando, cada vez mais, importante os estudos nessa área para a sociedade. Marcelo Mendes Brandão diz que "o impulso que tiveram no momento com a produção de fármacos, análises de dados e produção de vacinas, mostra como é indispensável o papel da bioinformática".
O grupo da nova diretoria é composto pelo presidente Marcelo Mendes Brandão (UNICAMP), vice-presidente Vasco Azevedo (UFMG), Secretário Fabrício Martins Lopes (UTFPR), Segunda Secretária Nicole Scherer (INCA), Tesoureiro Arthur Gruber (USP), e Segundo Tesoureiro João Paulo Matos (UFRN).
Voltar

CBMEG
Biotecnologia
Planta usa microRNA para se adaptar à seca
Achado revela que mecanismo representa uma resposta evolutiva para situações de estresse hídrico

CBMEG
CEB
Café COCEN
Inscreva-se no 21º Café COCEN
Pesquisadoras apresentarão projetos sobre etanol de 2ª geração e engenharia de tecidos complexos

CBMEG
Fapesp
Estudo avança na identificação de compostos que ativam proteína-chave para a "reciclagem celular"

CEB
BiotecnologiaInovaçãoTecnologia
Técnica otimiza controle de próteses
Interface aprimora a captação e o uso de sinais mioelétricos em pessoas que perderam a mão ou parte do antebraço