Quinta-feira, 26 de maio de 2022 - Por Cocen
CEPETRO articula visita de grupo francês à Unicamp para avaliação de novas parcerias
A TotalEnergies, que já desenvolve projetos com a Unicamp, está selecionando universidades no país para aplicar recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Executivos da TotalEnergies - gigante global do setor de combustíveis, gás natural e energia - visitaram a Unicamp no dia 18 de maio para avaliar parcerias de pesquisa em diversas áreas, como as de novas energias, bioenergia, energias renováveis, projetos de baixo carbono, baterias, entre outras. O encontro foi articulado pelo Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro).
O grupo francês, que já desenvolve projetos com a Unicamp, está selecionando universidades no país para aplicar recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
A delegação visitou laboratórios da Unicamp e conheceu a sua expertise em várias áreas, desde geração de energia, produção e exploração de petróleo, até novas energias, sustentabilidade, captura e uso de CO2, entre outras.
Segundo a diretora de Tecnologia da TotalEnergies, Marie-Noelle Semeria, a empresa pretende ser um dos principais atores mundiais na transição energética e alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas atividades globais até 2050. Com cerca de 100 mil funcionários, a empresa está presente em 130 países.
Segundo o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, a aproximação entre a universidade e o setor privado é essencial para o avanço de pesquisas. "Sem um relacionamento com a empresa privada não se tem recursos para o que precisa ser feito. Além disso, pode-se solucionar um problema da empresa que é comum a outros setores, o que produz efeitos diretos na sociedade", afirmou.
O pró-reitor de pesquisa, João Romano, avalia como uma das características da Unicamp sua abertura à sociedade. "As demandas surgem com muita rapidez, e a resposta para isso depende do setor público, mas também das empresas privadas", explica.
Segundo ele, parcerias com o setor privado possibilitam o desenvolvimento de pesquisas, e a busca por elas mostra sintonia entre diversas áreas da universidade, como o Cepetro, o Nipe (Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético), o Epic (Centro de Inovação em Produção de Energia) e o Cine (Centro de Inovação em Novas Energias). "São Centros de pesquisa cuja vocação vai além das energias convencionais", avalia.
Texto originalmente publicado no Portal da Unicamp.
Voltar

CEPETRO
EnergiaTecnologia
UNICAMP lança CEMOBE: primeiro centro da América Latina dedicado à mobilidade elétrica com sede própria e mais de R$ 100 milhões em projetos.
O Centro será referência nacional na transição energética e no desenvolvimento de tecnologias veiculares sustentáveis.

CEPETRO
Petróleo
Pesquisa analisa percepção do potencial empreendedor no CEPETRO Unicamp
Empreendedorismo como opção de carreira

NIPE
Energia
CePIL e NIPE participam do II Congress of Scientific Councils of the IAAS – China
O evento reforça a parceiria do recém-lançado Centro de Cooperação Tecnológica e Planejamento Energético Shandong-São Paulo

NIPE
Energia
No Congresso Paulista de Iluminação e Cidades do Futuro, CePIL reforça papel da inovação no desenvolvimento urbano
Gestores e especialistas debatem iluminação urbana.