Quarta-feira, 06 de maio de 2020
Desigualdades sociais, saúde e o covid-19
ONLINE
Desigualdades sociais, saúde e o covid-19
DESIGUALDADES SOCIAIS, SAÚDE E O COVID-19. Dia: 06 de maio, Horário: 18:00 Acesso: Página do Pagu no Facebook e pelo canal do Pagu no Youtube.
Nestes tempos difíceis, o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e o Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP) se articularam para produzir uma série de atividades online. Batizadas de GÊNERO & DESIGUALDADES, as atividades, organizadas pelas pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP), têm por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades. Dada a gravidade da situação pela qual passamos, o foco nas desigualdades se impõe. A interdisciplinaridade dos estudos de gênero, seu foco em relações sociais de poder e desigualdades e sua vocação para a articulação entre teoria e prática de intervenção e transformação social são marcas valorizadas na programação. A estreia da série traz o AULA ABERTA terá por tema DESIGUALDADES SOCIAIS, SAÚDE E O COVID-19. Contamos com um time fantástico de convidadas(os) que tratarão de como desigualdades ou iniquidades sociais interferem em saúde, doença e morte e nos cuidados prestados e recebidos pelos sujeitos em serviços ou por meio de políticas de saúde. Como raça, gênero, classe e idade interferem em relação à saúde? Como isso contribui para entender o que tem ocorrido com relação à pandemia do Covid-19? A aula aberta ocorrerá AO VIVO na próxima quarta-feira, 06 de maio, a partir das 18h, pela página do Pagu no Facebook e pelo canal do Pagu no Youtube. Perguntas da plateia serão encaminhadas aos professores(as). A aula ficará disponível posteriormente nas redes sociais do Numas/USP, para que seja possível compartilhar a reflexão produzida coletivamente. Conheça um pouco mais as(os) professoras(es) convidadas(os): ALEXANDRE DA SILVA – Doutor em Saúde Pública pela USP; professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Centro Internacional de Longevidade (ILC-Brasil) – Ponto focal Desigualdades raciais, de gênero e sociais no envelhecimento. FERNANDA LOPES – Doutora em Saúde Pública pela USP, dona da empresa de consultoria especializada em Direitos Humanos e Saúde, Equidade Racial e de Gênero, Niketche: transformando realidades e integrante do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Atua nos temas: vulnerabilidade, hiv/aids, combate ao racismo, raça/etnia e saúde, direitos humanos, mulheres, iniquidades em saúde, políticas públicas de saúde. LUÍS EDUARDO BATISTA – Doutor em Sociologia pela Unesp e pesquisador do Instituto de Saúde (SES-SP) e do Grupo Educação, Territórios Negros e Saúde (UFSCar). Integra o Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Atua na Saúde Coletiva, nos temas: populações em situação de vulnerabilidade; desigualdades raciais e saúde; gênero e raça/etnia. MEDIADORA: REGINA FACCHINI – Doutora em Ciências Sociais, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e professora dos programas de pós em Antropologia Social e em Ciências Sociais, todos na Unicamp; integrante do Comitê Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Pesquisa nos temas: subjetivação e arenas de agenciamento, gênero e sexualidade, violência, saúde sexual e reprodutiva.
PAGU
Oportunidades na área de gênero - Março/2020
Oportunidades na área de gênero - Fevereiro/2020
Oportunidades na área de gênero - Dezembro/2019