Quinta-feira, 07 de dezembro de 2017 - Por Marcos Rogério Pereira
Alpina Begossi recebe prêmio de Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira PQ
Imagem: A pesquisadora Alpina Begossi recebeu o prêmio da Coordenadora de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel (Foto: Antonio Scarpinetti)
A pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) Alpina Begossi recebeu o prêmio de Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira PQ, concedido pela primeira vez pelo Conselho Universitário da Unicamp. "Eu considero que foi o resultado de uma grande luta dessa carreira. Vejo nesta gestão uma luta muito grande para torná-la mais visível, hoje ter o reconhecimento das nossas pesquisas é muito importante", destacou. A cerimônia de premiação aconteceu na quarta-feira, 6 de dezembro, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas. No evento, foram premiados docentes e alunos da Universidade que se destacaram no ano de 2017. Alpina Begossi possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Ecology pela University of California, Davis (1989). De 2006 a 2014, foi diretora do Fisheries and Food Institute (Fifo), instituto que ajudou a fundar e que se dedica à pesca, diversidade e segurança alimentar. Já presidiu a Society for Human Ecology (SHE) nos anos de 2006 e 2007. O livro Current Trends in Human Ecology, publicado pela Cambridge Scholars Publishing, recebeu em 2011 o prêmio Book Award "Gerald Young". Desde a década de 1980, a pesquisadora atua na área de ecologia de pescadores das cidades litorâneas que compõem a Costa da Mata Atlântica e de populações ribeirinhas da região Amazônica. Combinando conceitos e modelos de biologia, ecologia e antropologia para entender as relações entre a população e o uso dos recursos naturais, Begossi publicou diversos artigos científicos e livros sobre ecologia humana, manejo e conservação de recursos pesqueiros e economia ecológica. É professora do programa de pós-graduação em Ecologia na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Reconhecimento acadêmico para pesquisadores da carreira Pq Instituído em 2017 pela Câmara Interna de Desenvolvimento de Pesquisadores (CIDP), o Prêmio será concedido anualmente pelo Conselho Universitário da Unicamp a um pesquisador integrante da Carreira Pq, reconhecendo e destacando pesquisadores que mais contribuem para o desenvolvimento da pesquisa, da Universidade e da Sociedade. "Compartilho essa conquista com a equipe que me antecedeu na coordenação da Cocen, notadamente Jurandir Zullo Júnior, Carolina Maria Rodriguez Zuccolillo e Fábio Maia Bertato, que tanto se empenharam para institucionalizar essa premiação", afirmou Ana Carolina de Moura Delfim Maciel. Leia o perfil da pesquisadora Alpina Begossi no Currículo Lattes.