Quinta-feira, 06 de setembro de 2018 - Por Ticiana de Toledo Fernandes
DEPI apresenta plano de desenvolvimento sustentável em reunião da CAI/CONSU
Imagem: DEPI apresenta plano de desenvolvimento sustentável em reunião da CAI/CONSU
A Comissão de Atividades Interdisciplinares CAI/CONSU realizou, na última sexta-feira (31), a 237ª reunião ordinária. O encontro, que aconteceu na sala do Conselho Universitário, foi marcado por uma apresentação da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI), representada pelo professor Marcelo Cunha. Criada em em maio de 2017 pela Reitoria, a DEPI nasceu com o propósito de contribuir para o planejamento integrado da instituição, articulando um plano integrado e propondo ações voltadas para o futuro da Universidade. Nesse contexto, foi anunciado o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), uma iniciativa de caráter inclusivo que pretende agregar esforços de diferentes instituições para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, amparando-se nos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. Um dos pilares do projeto na Unicamp seria o aproveitamento da chamada Fazenda Argentina, área de 1,4 milhão de m2 adquirida pela Universidade em 2013. Para Cunha, esse espaço constitui uma oportunidade de explorar iniciativas e fortalecer agendas tecnológicas que promovam o desenvolvimento econômico sustentável e equitativo. Segundo a coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, a discussão é importante porque os Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa precisam de espaço dentro do debate da proposta do hub no sentido de melhoria da infraestrutura, já que muitos operam em estado crítico. A Comissão também deu posse ao professor Paulo Sérgio Fracalanza como membro suplente da representação dos Diretores de Unidades junto à CAI/CONSU, em substituição ao professor Miguel Arruda - e se dedicou a discutir a criação de um Grupo de Trabalho (GT) no âmbito da CAI/CONSU para adequar a proposta de alteração da deliberação que dispõe sobre a criação da Cocen. Os membros votados para o GT foram Ana Maria Heuminski de Ávila, Marta Cristina Teixeira Duarte, Marcelo Mendes Brandão, Aline Vieira de Carvalho, Alberto Jacob, Simone Pallone de Figueiredo, João Ernesto e Rosmari Ribeiro. O segundo processo em pauta foi a composição das Comissões Internas de Avaliação Institucional dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa relativo ao Processo de Avaliação 2014/2018; - a composição aprovada foi de um coordenador, um assistente técnico ou secretário, um Paepe e um ou dois pesquisadores. Por fim, foi aprovada a proposta de alteração no Regimento Interno do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – Lume Deliberação CAI/CONSU-04/2014.