Segunda-feira, 01 de abril de 2019 - Por Manuel Alves Filho
Coordenador da Cocen passará a ser escolhido pela comunidade
Imagem: Sessão do Consu na qual foi aprovada a alteração da Deliberção que criou a Cocen
O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou por unanimidade no último dia 26 de março, durante sessão ordinária, proposta de alteração da Deliberação Consu A-17/1998, que dispõe sobre a criação da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). O novo texto do documento estabelece que o coordenador da Cocen passará a ser eleito pelos membros da comunidade do órgão: docentes que mantêm atividades de pesquisas ou exercem cargos nos Centros e Núcleos, pesquisadores de carreira e servidores da carreira Paepe [Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão]. Atualmente, este dirigente é designado diretamente pelo reitor. Para a coordenadora da Cocen, professora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, a decisão unânime do Consu reforça a importância da alteração, que tornará o processo de escolha dos futuros dirigentes do órgão mais democrático. "Particularmente, acredito que a consulta à comunidade dará ainda mais legitimidade aos próximos coordenadores, uma vez que eles serão escolhidos pelos seus pares", pondera a docente. Atualmente, prossegue a professora Ana Carolina, a comunidade vinculada à Cocen é constituída por algo em torno de 670 pessoas, sendo cerca de 100 pesquisadores de carreira, 350 servidores Paepe e 220 docentes. "É importante ressaltar que estamos promovendo um levantamento para atualizar os dados referentes aos professores que desenvolvem pesquisas ou exercem algum cargo nos centros e núcleos", informa. Antes de seguir para a apreciação do Consu, a proposta de alteração da deliberação que criou a Cocen foi analisada por um Grupo de Trabalho (GT) no âmbito da Comissão de Atividades Interdisciplinares (CAI/Consu), formado pelos seguintes nomes: João Ernesto de Carvalho (FCF), Rosmari Aparecida Ribeiro (Cotil), Ana Maria Heuminski de Ávila (Cocen), Marta Cristina Teixeira Duarte (CPQBA), Marcelo Mendes Brandão (CBMEG), Aline Vieira de Carvalho (Nepam), Alberto Augusto Eichman Jakob (Nepo) e Simone Pallone de Figueiredo (Nudecri). "O trabalho feito pelo GT foi excelente, o que deu base à aprovação por unanimidade pelo Consu", analisa a professora Ana Carolina. De acordo com ela, a partir de agora o processo eleitoral tramitará na CAI, que criará uma Comissão Eleitoral, cuja tarefa será estabelecer as normas e tratativas referentes à consulta. Após a manifestação da comunidade, será elaborada uma lista tríplice com os nomes dos concorrentes. A relação será enviada ao reitor da Unicamp, a quem caberá a designação do coordenador da Cocen. "Trata-se de uma conquista importante para a Coordenadoria, em particular, e para a Unicamp, de maneira geral", reforça a professora Ana Carolina. Ao final da votação da matéria pelos integrantes do Consu, o reitor Marcelo Knobel também observou a importância de democratizar o processo de escolha do coordenador da Cocen. Ele lembrou que a proposta está contida em seu plano de gestão, apresentado à época em que era candidato. "É uma satisfação cumprir mais esse compromisso de campanha", pontuou na ocasião.