Quarta-feira, 17 de abril de 2019 - Por Giovana Zeuri
Primeira edição do Café Cocen do ano reúne ator e bióloga para falar sobre suas pesquisas
Imagem: Renato Ferracini - Pesquisador do LUME
Renato Ferracini - Pesquisador do LUME
A Cocen (Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp) recebeu neste mês dois cientistas de áreas bastante distintas da Unicamp na primeira edição do Café Cocen de 2019: um ator e uma bióloga molecular. O Café, que tem como objetivo promover a difusão e o compartilhamento de experiências em pesquisa, contou com o coordenador e pesquisador do Lume (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp), Renato Ferracini, e com a pesquisadora Valéria Maia Merzel, do CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas). Ferracini apresentou um vídeo institucional dos projetos realizados nos últimos anos pelo Lume resultado das preparações, estudos e de imersões que os atores fazem para montar os espetáculos. De acordo com ele, o Lume é o único núcleo totalmente voltado aos estudos da "arte de ator" em uma universidade brasileira. É também o único espaço desse tipo com pesquisas temáticas de artes cênicas aprovadas pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - hoje eles colecionam três aprovações. Logo após o Lume, a pesquisadora Valéria Maia Merzel falou sobre ecologia microbiana apresentando um pouco dos projetos realizados pelo CPQBA fazendo esforço para deixar o assunto mais palatável para todos os presentes na palestra. Ela é ganhadora do Prêmio Pesquisadores da Carreira Pq 2018. A pesquisadora destacou que os estudos têm como objetivo de melhorar não só a vida do homem, mas também do meio ambiente com um desenvolvimento mais sustentável. Segundo ela, é preciso lembrar que os microrganismos são a base de sustentação da vida dos seres humanos na terra e eles estão envolvidos em todos os processos de sobrevivência, desde a ciclagem dos alimentos, degradação de matéria orgânica, no meio ambiente e na saúde. Depois da breve apresentação dos dois palestrantes, os convidados puderam conversar, compartilhar, durante o café, experiências vividas na carreira de pesquisador. O Café Cocen foi realizado na manhã de terça-feira, 8 de maio, no auditório do Cocen. O intuito do evento é sempre promover essa integração entre os pesquisadores dos Centros e Núcleos do sistema COCEN.