Sexta-feira, 08 de maio de 2020 - Por Bianca Bosso (Labjor/Nudecri)
Quantia foi disponibilizada para apoiar os trabalhos desenvolvidos no Centro de Engenharia Biomédica e do Laboratório INCT-Biofabris (CEB/COCEN - Unicamp), que abrangem a produção de equipamentos de s
Imagem: Ministério Público do Trabalho repassa R$ 620 mil para ações de combate à Covid-19 para o Centro de Engenharia Biomédica do sistema COCEN Unicamp
O Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas e Região) disponibilizou ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação (INCT-Biofabris) um montante direcionado à compra de insumos e impressoras para a produção de equipamentos de proteção hospitalar, ação de apoio ao Hospital das Clínicas (HC) Unicamp que vem lidando diretamente com os casos de Covid-19 da região de Campinas. O recurso de R$120 mil vem sendo aplicado principalmente na impressão 3D de Face Shields, que são protetores faciais transparentes usados por profissionais da saúde. Os Face Shields cobrem todo o rosto do profissional, aumentando a proteção contra a infecção. Além disso, são peças relativamente simples, que possuem baixa regulação dos órgãos de Saúde e que podem ser esterilizadas e reutilizadas. As impressoras 3D também estão sendo usadas pelo Laboratório para a produção de conectores, peças empregadas na montagem de circuitos para o uso de ventiladores pulmonares mecânicos por pacientes que apresentam dificuldade de respirar, um dos sintomas apresentados pelas pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Até o momento, foram produzidos cerca de 220 protetores faciais, dentre os quais 200 foram doados para o Hospital de Clínicas da UNICAMP (HC-UNICAMP) e 20 foram distribuídos para profissionais que fazem a manutenção de seus aparelhos hospitalares. Além disso, os conectores confeccionados também foram distribuídos para outros hospitais, como o Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo. As ações do INCT-Biofabris têm apoio técnico e estrutural do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Unicamp. Leonardo Abdala Elias, diretor do CEB, explica que o Centro tem orientado pessoas e empresas quanto aos protocolos de regulação e ao processo de produção e aplicação de equipamentos hospitalares: "Como temos muita experiência nesse contato direto com a área da saúde, temos instruído sobre o processo de produção e entrada de insumos hospitalares. O CEB está dando esse amparo, quase que instrutivo, não só para o Biofabris, mas para várias pessoas que têm nos procurado", explica. Além do apoio instrutivo, o CEB tem desenvolvido ações de manutenção de equipamentos no Hospital das Clínicas. Para isso, o Centro recebeu recentemente do MPT uma importância de R$500 mil, destinada à compra de peças para manutenção e reposição da aparelhagem crítica de suporte para pacientes infectados pelo SARs-CoV-2, vírus causador da Covid-19. A quantia será aplicada na compra de peças de reposição, contratação de serviços externos, compra de simuladores (aparelhos que auxiliam na determinação do diagnóstico de conserto dos equipamentos) e compra de insumos de ventiladores e monitores "Já demos início ao processo de compra das peças (...) e com isso teremos peças suficientes para a manutenção dos ventiladores da Unicamp por até seis meses", esclarece Leonardo, que é também professor Departamento de Engenharia Biomédica (DEB), Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). A atuação do INCT-Biofabris e do CEB faz parte de uma gama de ações que vêm sendo desenvolvidas pelos Laboratórios, Institutos, Centros e Núcleos de pesquisa da Unicamp, que têm unido forças no combate à pandemia. Saiba mais sobre a atuação da Força Tarefa Unicamp. Saiba mais sobre o CEB no vídeo Minuto COCEN.