Terça-feira, 19 de maio de 2020 - Por Bianca Bosso (Labjor/Nudecri)
CEMIB disponibiliza modelos animais para experimentação na luta contra o novo coronavírus
Imagem: Foto: Divulgação CEMIB
Foto: Divulgação CEMIB
O Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (CEMIB), integrante do sistema COCEN/UNICAMP, atua há mais de 40 anos no desenvolvimento de pesquisas neste ramo e vem desenvolvendo diversas ações colaborativas contra a atual pandemia de COVID-19, o coronavírus. O diretor do Centro, Luiz Augusto Correa Passos, forneceu mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelos laboratórios do CEMIB no combate à pandemia. Uma das linhas de ação, liderada pelo docente Marco Vinolo, do Instituto de Biologia da Unicamp, faz parte de uma colaboração entre pesquisadores da Unicamp e da USP de Ribeirão Preto e consiste na disponibilização de animais para experimentação destinados a pesquisas relacionadas à COVID-19: "Desde o mês de março, quando vários pesquisadores se disponibilizaram a ajudar e formaram a 'força-tarefa’, o CEMIB iniciou uma ação colaborativa e decidiu que todos os animais retirados para atender aos trabalhos de combate ao COVID-19 teriam os seus custos absorvidos pelo Centro e não seriam, portanto, cobrados dos pesquisadores. Desde então estamos trabalhando com esta iniciativa" - esclarece Passos. Modelos animais são essenciais para o progresso dos testes que buscam barrar a disseminação do vírus e encontrar novos medicamentos e vacinas contra a doença. O uso de camundongos e ratos para este fim é amplamente difundido, devido à características de manutenção e também às semelhanças fisiológicas apresentadas entre estes animais e o organismo humano. O CEMIB é responsável pela produção e distribuição de animais de laboratório empregados em todas as pesquisas médico-biológicas desenvolvidas na Unicamp e possui vasta experiência e ampla variedade de linhagens, possibilitando o fornecimento de animais que correspondem às demandas específicas de cada pesquisa. "O CEMIB possui um rico patrimônio genético, constituído por diversas linhagens de camundongos e ratos, entre elas, linhagens imunocompetentes e imunodeficientes e linhagens geneticamente modificadas", explica a Bióloga Daniele Masseli Rodrigues, que tem atuado com Correa Passos. O custeio dos animais pelo CEMIB representa uma economia significativa para os laboratórios envolvidos em estudos relacionados ao coronavírus. "Está programada a disponibilização de mais de 200 animais de uma linhagem e alguns outros de outras linhagens", salienta Passos. Para receber animais, o projeto de pesquisa precisa ser aprovado pela Comissão de Ética na Utilização de Animais, o CEUA. Além de arcar com o custo destes animais, o CEMIB também disponibilizou dois de seus espaços, o Laboratório de Genética e uma parte da infraestrutura do Laboratório de Avaliação da Saúde Animal para uso da Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19, visando uma expansão dos serviços de pesquisa, caso seja necessário. Ainda no sentido de colaborar com a Força-Tarefa, o Centro tem trabalhado na tentativa de conseguir, através de parcerias com empresas privadas, equipamentos para testes com animais e manipulação de amostras, buscando aumentar a capacidade de processamento de amostras e consequentemente a taxa de resultados produzidos por dia. Até então, a disponibilização das linhagens favoreceu pesquisas que vêm sendo realizadas no Instituto do Coração (INCOR) - HCFMUSP, no Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, do Instituto de Biologia (IB-Unicamp) e também na USP São Carlos, contribuindo para a realização de testes confiáveis e impactando no desenvolvimento de novas ferramentas para lidar com a infecção causada pelo SARs-CoV-2. Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas no CEMIB no vídeo Minuto Cocen.