Português
FacebookInstagramYoutube
Segunda-feira, 20 de julho de 2020 - Por Bianca Bosso (Labjor/Nudecri)
Livro lançado pelo NEPAM reúne 50 verbetes sobre temas relacionados às discussões patrimoniais no Brasil
Coletânea conta com a contribuição de mais de 60 autores de diversas áreas relacionadas ao estudo do patrimônio cultural, garantindo uma abordagem interdisciplinar para o tema.
Imagem: Imagem: Divulgação Editora da Unicamp
Imagem: Divulgação Editora da Unicamp
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), uma das unidades de pesquisa geridas pelo sistema COCEN Unicamp, lançou no início deste mês o "Dicionário Temático de Patrimônio - Debates Contemporâneos". A obra é voltada para estudiosos, gestores públicos e interessados no tema do patrimônio e visa esclarecer questões de definição de conceitos temáticos e abrir debates com abordagens atuais dos mais diferentes tópicos relacionados ao assunto. A coletânea foi organizada pelas historiadoras Aline Vieira de Carvalho, pesquisadora do NEPAM e Cristina Meneguello, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp), ambas professoras do Programa de Pós-graduação em História do IFCH. O livro conta com 50 verbetes produzidos por 61 autores brasileiros especializados em diversas áreas disciplinares e dedicados a diferentes dimensões do patrimônio cultural. "Quando pensamos o dicionário, organizamos de forma a reunir um grupo de autores especialistas em suas áreas, com o desafio de escrever de forma didática e bastante objetiva sobre temas que são fundamentais para nossos dias", destaca Carvalho. As discussões são organizadas em duas partes: na primeira, esclarecem definições de conceitos, instituições, tipologias e legislação e na segunda, dedicam-se aos novos temas na área patrimonial, como a questão da memória da internet e o turismo religioso. Meneguello explica que "a temática do patrimônio é muito vasta e está sempre em transformação. O objetivo era fornecer aos interessados uma visão sobre o debate, tanto o já consolidado, quanto em termos de novos temas". "O patrimônio faz parte de nossas vidas cotidianas e pode ser uma poderosa ferramenta para discutirmos nosso presente. A partir dele, podemos pensar desde questões socioambientais (como o enfrentamento às mudanças climáticas) até os silenciamentos orquestrados de memórias difíceis que precisam ser debatidas (como o patrimônio da ditadura). Trazemos temas como patrimônio e mulheres, patrimônio educativo, patrimônio e cidades, entre tantos outros que marcam nossa contemporaneidade", acrescenta Aline Vieira de Carvalho, que destaca ainda que um segundo volume já está sendo planejado. Para mais informações e para a aquisição de um exemplar, consulte o link da página de compras da Editora Unicamp, disponível a seguir: Dicionário Temático de Patrimônio - Debates Contemporâneos.

Sobre o NEPAM

Com mais de três décadas de experiência, o Núcleo de Estudos Ambientais (NEPAM) tem o objetivo de aplicar uma abordagem interdisciplinar à pesquisa, intervenção e ao ensino na área ambiental, integrando a Unicamp à comunidade externa. O Núcleo preza a colaboração de pesquisadores de diversas áreas, permitindo um olhar mais holístico e pluralista às questões ambientais. Saiba mais sobre a atuação do NEPAM no vídeo Minuto Cocen.
Saiba mais sobre: Aline Vieira de Carvalho
Voltar
COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-5147 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

NOSSAS REDES SOCIAIS:

LINKS ÚTEIS

Intranet COCEN ACONTECE

ACESSOS


ACESSE: