Quarta-feira, 18 de novembro de 2020 - Por Divulgação Nepa
Imagem: Alpina Begossi, pesquisadora do NEPA entre os cientistas mais influentes do mundo
O Journal Plos Biology publicou recentemente o banco de dados de um estudo que fez a análise do ranking mundial de cientistas. O documento apresenta os cientistas mais influentes do mundo. Na lista, constam diversos pesquisadores brasileiros, entre eles a pesquisadora do NEPA Dra. Alpina Begossi. A pesquisadora possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Ecology pela University of California, Davis (1989). De 2006 a 2014, foi diretora do Fisheries and Food Institute (Fifo), instituto que ajudou a fundar e que se dedica à pesca, diversidade e segurança alimentar. Já presidiu a Society for Human Ecology (SHE) nos anos de 2006 e 2007. O livro Current Trends in Human Ecology, publicado pela Cambridge Scholars Publishing, recebeu em 2011 o prêmio Book Award "Gerald Young". Desde a década de 1980, a pesquisadora atua na área de ecologia de pescadores das cidades litorâneas que compõem a Costa da Mata Atlântica e de populações ribeirinhas da região Amazônica. Combinando conceitos e modelos de biologia, ecologia e antropologia para entender as relações entre a população e o uso dos recursos naturais, publicou diversos artigos científicos e livros sobre ecologia humana, manejo e conservação de recursos pesqueiros e economia ecológica. A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), com o título de "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators". O estudo, bem como os dados, pode ser acessado aqui.
Saiba mais sobre: Alpina Begossi