Segunda-feira, 30 de maio de 2022 - Por Cocen
Jardim das Cartas promove imersão audiovisual interdisciplinar na Unicamp
Desenvolvido por pesquisadores do NICS, projeto busca provocar um entrelaçamento de sentidos, com camadas de áudio e vídeo embaralhadas
Imagem: Jardim das Cartas promove imersão audiovisual interdisciplinar na Unicamp
Na primeira segunda-feira de junho (6), estreia a instalação audiovisual Jardim das Cartas, na Galeria de Artes do Instituto de Artes (GAIA), na Unicamp. A instalação busca inserir os visitantes em estado suspensivo, proporcionando um entrelaçamento de sentidos, com várias camadas de áudio e vídeo embaralhadas. A concepção do projeto surge no âmbito dos estudos realizados por pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora. O Jardim das Cartas ficará aberto à visitação do público até o fim do mês de junho. Durante esse período, haverá três performances interativas. A primeira delas, de abertura, será às 13h30 de segunda-feira (6), com as professoras Daniela Gatti e Mariana Baruco, o saxofonista Manuel Falleiros e participação remota do professor Alexandre Zamith. Após a performance de abertura, haverá um debate com o professor Jônatas Manzolli e a professora Mariana Baruco. Interação híbrida de dança e Jam Session de encerramento A segunda performance será no dia 13 de junho, às 13h30, com dançarinos e estudantes do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA), numa interação híbrida de dança. Já o encerramento será no dia 27 de junho, também às 13h30: uma Jam Session Híbrida com os pesquisadores do projeto. A infraestrutura digital do Jardim das Cartas é composta por um sistema informatizado e um banco de dados com gravações de áudio e videoclipes, em abordagem que traz a interdisciplinaridade para a experiência sensorial. Trata-se de uma obra aberta, cuja montagem final ocorre durante a exposição, controlada em tempo real por um sistema de computador escrito nas plataformas Pure Data e TouchDesigner. A concepção artística e criação de vídeos é do professor Jônatas Manzolli e da professora Mariana Baruco Andraus.
Saiba mais sobre: Manuel Silveira Falleiros