Segunda-feira, 13 de junho de 2022 - Por Rafael Brandão
A programação abordou temas como Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da América Latina, Saúde Pública, Gestão da Inovação e Inteligência Artificial.
Imagem: Líderes em Movimento: Unicamp recebe grupo de estudantes do México para evento do NEPP
Ampliar as referências culturais, estabelecer contato com perspectivas acadêmicas diversas e conhecer pessoas diferentes. Para o estudante mexicano Luis Rosas, foram esses os principais ganhos da sua passagem pelo Brasil. "Esse tipo de programa nos permite conhecer muita gente diferente", diz o jovem, que está concluindo o curso de Finanças. Luis integra um grupo de quase 100 estudantes mexicanos que chegaram em Campinas na quarta-feira (9) para um ciclo de palestras na Unicamp sobre humanidades, políticas públicas e gestão. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), que recentemente completou 40 anos. A programação de palestras terminou na sexta-feira (10). Os temas abordados incluíram Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da América Latina, Saúde e Segurança Públicas, Gestão da Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologia 5G, entre outros. As palestras foram em português, espanhol e inglês. Os estudantes, de diferentes áreas, fazem parte do programa Líderes En Movimiento, do Colegio de México (Colmex). O projeto oferece uma formação complementar à graduação, concluída com a visita a alguma universidade de destaque da América Latina ou Europa. Desta vez, o Colmex atuou junto com o NEPP para realizar o evento de encerramento na Unicamp. O coordenador do núcleo, Carlos Etulain, explica que o trabalho do NEPP ao longo do tempo gerou relações com várias universidades e instituições de ensino estrangeiras para atividades de intercâmbio. "O interessante desta experiência é vivenciar, na prática, a relação entre as frentes que compõem a missão da universidade, pesquisa, ensino e extensão", diz o coordenador. ¿Cómo viven los brasileños? Antes do evento, os estudantes foram divididos em grupos com a tarefa de apresentar aos demais diferentes aspectos da cultura brasileira. Entre tópicos como ¿Qué leen?, ¿Qué escuchan? e ¿Qué comen?, os jovens encontraram, em buscas pela internet, referências que foram de Machado de Assis a Anitta, resultando em momentos descontraídos de interação. Hospedados na Casa do Professor Visitante da Unicamp, os estudantes destacaram a receptividade dos brasileiros: "As pessoas são muito amáveis, muito abertas e acolhedoras", diz a estudante de engenharia industrial Daniela Pascual. A culinária local também foi elogiada : "No hotel, que é da Unicamp, nos deram comidas típicas, tudo muito saboroso", diz Daniela. No sábado (11), os estudantes fizeram ainda um passeio pelo município de Vinhedo, antes de retornar para o México.