Quinta-feira, 21 de julho de 2022 - Por Cocen
Inscreva-se aqui na pré-seleção para Bolsista de Jornalismo Científico na Cocen
Estudantes universitários e doutores de qualquer área do conhecimento que tenham interesse em divulgação científica podem se inscrever
Imagem: Inscreva-se aqui na pré-seleção para Bolsista de Jornalismo Científico na Cocen
Estudantes universitários e doutores de qualquer área do conhecimento podem se inscrever, até o dia 22 de julho, na pré-seleção para Bolsista de Jornalismo Científico aberta pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp. Clique aqui para se inscrever A pré-seleção é voltada para estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de doutores, que tenham concluído ou estejam realizando um curso introdutório de Jornalismo Científico e não possuam vínculo empregatício. Os aprovados no processo de pré-seleção vão desenvolver, com orientação de supervisores científicos da Cocen e do Labjor, projetos para inscrição na bolsa Mídia Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sujeitos à aprovação posterior da Fundação. Os valores das bolsas variam de R$800 (graduação) a R$8.479 (pós-doutorado). A duração é de seis meses, renovável por igual período. Os projetos devem ter como escopo a ampliação da divulgação do trabalho dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, cujos temas de investigação científica englobam todas as grandes áreas do conhecimento. O Labjor, centro de referência em divulgação científica e cultural no Brasil e na América Latina, integra o Sistema Cocen através do Núcleo de Desenvolvimento de Criatividade (Nudecri). Interdisciplinaridade A Cocen abrange 21 Centros e Núcleos interdisciplinares que colaboram com os cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização oferecidos pela Unicamp, em áreas que vão da biologia molecular à música, da nanotecnologia ao teatro, das alterações climáticas aos estudos de gênero, da transição energética à história da ciência, da engenharia biomédica à opinião pública, da química medicinal à educação, entre outras. Além do desenvolvimento de projetos de pesquisa interdisciplinares, os centros e núcleos da Cocen organizam eventos científicos de alcance nacional e internacional, editam periódicos e livros, mantêm acervos documentais - em alguns casos, únicos no Brasil - e estabelecem convênios e colaboração acadêmica com importantes instituições brasileiras e de outros países.