Português
FacebookInstagramYoutube
Quinta-feira, 14 de julho de 2022 - Por Divulgação CMU
Centro de Memória inicia ciclo de celebrações que antecipam os 250 anos de Campinas
O CMU preparou uma programação especial que vai se estender até julho de 2024, com atividades especiais produzidas em torno de aspectos da história, da memória e do patrimônio cultural da cidade de Campinas.
Imagem: Imagem do projeto
Imagem do projeto "Olhares Sobre Campinas Ontem e Hoje", que fundiu fotografias da cidade feitas entre 1900 e 1970 com imagens mais recentes, dos mesmos locais, pelos mesmos ângulos.
No dia 14 de julho, aniversário de Campinas, o Centro de Memória-Unicamp inicia as atividades que antecedem a celebração da efeméride dos 250 anos de fundação da cidade. A data rememora a inauguração da primeira capela do povoado, ocorrida com uma missa no dia 14 de julho de 1774 e dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O ato religioso marcou a instalação da então Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso e a fundação da povoação, ligada, à época, à Vila de Jundiaí. Para marcar a data, o Centro de Memória-Unicamp - um dos mais importantes e completos centros de documentação e pesquisa sobre Campinas - preparou uma programação especial que terá início em 14 de julho de 2022, com o lançamento de um selo comemorativo e do novo portal de Difusão, e vai se estender até julho de 2024. Serão dois intensos anos de atividades especiais, produzidas em torno de aspectos da história, da memória e do patrimônio cultural da cidade de Campinas, tendo por base o rico e diversificado acervo do CMU. O selo, obra do arquiteto Danilo Rafael Dias, traz em sua composição, além das menções às datas comemorativas, a fênix, símbolo da cidade que se reergueu econômica, política e socialmente após os surtos epidêmicos que a dizimaram entre o final do século XIX e início do século XX.
Logotipo comemorativo que acompanhará os produtos gerados nos dois anos de atividades, criação do arquiteto Danilo Rafael Dias.
Além da reformulação e lançamento do novo site do Serviço de Difusão do acervo - onde os visitantes terão acesso a um amplo conjunto de produtos, como podcasts, textos didáticos e sugestões pedagógicas, exposições, publicações online, entre outros já produzidos pelo CMU -, serão realizadas postagens semanais nas redes sociais do Centro (Facebook e Instagram), trazendo personagens e espaços de Campinas, além de dicas e sugestões para quem pretende estudar a história do município. Estão previstas, ainda, publicações, exposições virtuais e físicas, podcasts com pesquisadores e estudiosos da cidade, publicação de ebooks e cadernos de estudo da história local voltados aos professores da rede básica de ensino. A programação será finalizada em julho de 2024 com um evento e o lançamento de um livro, em formato de compêndio sobre a História de Campinas, já em produção, e que contará com a participação de 31 autores especialistas. Para André Luiz Paulilo, docente da FE/Unicamp e diretor do CMU, as atividades dos dois próximos nos visam fortalecer os laços da Universidade com a comunidade campineira. "Nossa missão é a geração e a extroversão do conhecimento em torno da memória e da história de Campinas. Visamos, assim, neste período, ampliar nossos canais com a cidade: somos um centro da e para a memória de Campinas", afirmou Paulilo. Matéria originalmente publicada no Portal do CMU Olhares Sobre Campinas Ontem e Hoje - Clique aqui e confira as imagens do projeto projeto "Olhares Sobre Campinas Ontem e Hoje", realizado em 2016 como parte do Programa UniversIDADE.
Voltar
COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-5147 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

NOSSAS REDES SOCIAIS:

LINKS ÚTEIS

Intranet COCEN ACONTECE

ACESSOS


ACESSE: