Quinta-feira, 04 de agosto de 2022 - Por Cocen
Bolsista do #MemóriasCovid19 é selecionado para o Festival University, na Áustria
Evento reúne 200 jovens acadêmicos de vários países para debater a transformação global em face das mudanças climáticas
Imagem: João Rufatto e Ana Carolina Maciel, idealizadora e coordenadora do projeto #MemóriasCovid19
O estudante João Rufatto, graduando de Comunicação Social - Midialogia na Unicamp, foi selecionado para participar do Festival University, que reunirá 200 jovens acadêmicos de vários países em Linz, na Áustria, entre os dias 18 de agosto e 14 de setembro. João foi indicado para participar do evento universitário devido à sua atuação como bolsista Fapesp do projeto #MemóriasCovid19. Organizado pelo Ars Electronica e pela Universidade Johannes Kepler, com apoio do Ministério de Educação, Ciência e Pesquisa da Áustria, o evento busca explorar e definir novos caminhos para a transformação global em face das mudanças climáticas. Os jovens estudantes apresentarão suas ideias e os resultados do Festival University no Ars Electronica 2022, cujo tema é "Bem-vindo ao Planeta B. Uma vida diferente é possível. Mas como?". João Rufatto entrou no #MemóriasCovid19 como bolsista da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp. A atuação de destaque rendeu uma Bolsa de Iniciação Científica da Fapesp, sob orientação de Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, que coordenou o projeto. "Desde então, desenvolvemos artigos e participamos de eventos nacionais e internacionais apresentando reflexões sobre o arquivamento de memórias da pandemia", declara Ana Carolina, que foi convidada pela curadora do Ars Eletrônica para integrar o comitê do festival e, em decorrência disso, indicar alunos para o evento. A Plataforma Web #MemóriasCovid19 foi lançada oficialmente no Festival Ars Electronica em 2020.