Sexta-feira, 26 de agosto de 2022 - Por COCEN
Dicionário da Independência do Brasil será lançado no dia 1º de setembro
Imagem: Dicionário da Independência do Brasil será lançado no dia 1º de setembro
Setembro começa com o lançamento da obra Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia, em celebração pelos 200 anos da Independência. O livro será lançado no dia 1º de setembro, às 17h, no Espaço Brasiliana USP, em São Paulo. O trabalho é resultado de uma parceria entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da USP, e o Instituto Camões, de Portugal. Uma das autoras da obra é a historiadora e coordenadora da COCEN, Ana Carolina Maciel, que escreveu o verbete "Independência no Cinema", destacado em matéria da Revista Fapesp sobre o dicionário. O verbete apresenta uma obra centenária que marcou o primeiro registro na filmografia brasileira sobre o tema: Grito do Ipiranga, longa-metragem de 1917 dirigido pelo italiano Giorgio Labertini. O argumento do filme foi escrito pelo jornalista Eugênio Egas, autor do livro O Grito do Ipiranga (1909). Em breve, serão divulgadas mais informações sobre como adquirir exemplares e a versão digital do livro.