Terça-feira, 30 de agosto de 2022 - Por Agência Fapesp
No Nudecri, os pesquisadores analisam as relações do jornalismo com a produção científica sobre COVID-19
Imagem: Inscrições abertas para pós-doutorado e treinamento técnico em divulgação científica
Agência FAPESP - Uma oportunidade de pós-doutorado e outra de treinamento técnico nível três (TT-3) - ambas com bolsa da FAPESP - estão disponíveis pelo projeto “VOICES: o valor da abertura, inclusão, comunicação e engajamento pela ciência no mundo pós-pandemia”. As inscrições devem ser feitas até quarta-feira (31/08). No Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Universidade Estadual de Campinas (Nudecri-Unicamp), os pesquisadores analisam as relações do jornalismo com a produção científica sobre COVID-19, sobretudo aquela em acesso aberto, para entender se as mudanças ocorridas durante a pandemia significaram a transição para uma cultura de maior abertura e diálogo entre os cientistas e a mídia, entre o conhecimento científico e a sociedade. O candidato à vaga de pós-doutorado deve ter formação em áreas do conhecimento que dialoguem com a comunicação, a ciência da informação e as ciências sociais, com forte interesse em jornalismo científico. O pesquisador terá interação com áreas multidisciplinares e participará da orientação e capacitação de bolsistas. Também deverá ter capacidade de escrita jornalística para fomentar a divulgação científica de atividades do projeto. Já o bolsista de TT-3 participará de subprojeto que pretende analisar o impacto do acesso aberto na cobertura de ciência no Brasil e no exterior, bem como as transformações ocorridas na comunicação e na divulgação da ciência. Para se inscrever é preciso enviar carta de interesse, currículo no modelo da súmula FAPESP, formulário de inscrição on-line preenchido e informações de três contatos de referência para o e-mail nudecri@unicamp.br. Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5344 e www.fapesp.br/oportunidades/5345. A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd. A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.412,80 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt. Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.