Terça-feira, 30 de agosto de 2022 - Por Agência Fapesp
Pós-doutorado em mapeamento e sensoriamento remoto
Desenvolvido pelo NIPE, o projeto tem como objetivo fornecer apoio ao programa brasileiro de agricultura de baixo carbono relacionado à sustentabilidade
Imagem: Pós-doutorado em mapeamento e sensoriamento remoto
Agência FAPESP - Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível pelo Projeto Temático “Monitoramento de sistemas integrados lavoura-pecuária por meio de sensoriamento remoto e agricultura de precisão para uma produção mais sustentável - rumo à agricultura de baixo carbono”. As inscrições vão até sexta-feira (02/09). Desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas (Nipe-Unicamp), o projeto tem como objetivo fornecer apoio ao programa brasileiro de agricultura de baixo carbono relacionado à sustentabilidade do ponto de vista da eficiência do uso da água, da produtividade e da qualidade do solo, explorando as capacidades dos dados de sensoriamento remoto e análise de precisão da agricultura. O pesquisador selecionado irá parametrizar, testar e aplicar simulações de modelos biogeoquímicos em um ambiente lavoura-pecuária considerando ciclos acoplados carbono-nitrogênio em escalas local e regional. Deverá ainda parametrizar modelos baseados em processos existentes com dados de medições em campo em uma fazenda experimental localizada em Caiuá (SP). As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail do professor Paulo Graziano (graziano@unicamp.br), com cópia para Johinislan Prates (jprates@unicamp.br), incluindo “Projeto FAPESP 2017/50205-9 pós-doc PD8” no campo de assunto. Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5341. A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd. Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.