Quarta-feira, 09 de novembro de 2022 - Por Rafael Brandão
Refúgio Acadêmico é tema de Seminário Internacional na Unicamp
O evento é iniciativa colaborativa de pesquisadores do Brasil e França, para fortalecer o papel das universidades no enfrentamento às crises migratórias da atualidade.
Imagem: Refúgio Acadêmico é tema de Seminário Internacional na Unicamp
Entre os dias 9 e 11 de novembro, a primeira edição do Seminário Internacional Refúgio Acadêmico será realizada na Unicamp. O evento é uma iniciativa colaborativa de pesquisadores do Brasil e da França para fortalecer o papel das universidades no enfrentamento às crises migratórias da atualidade. Organizado pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello/Unicamp e pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Universidade, com participação do Institut Convergences Migrations (ICM) e do Programme PAUSE, o seminário vai reunir pesquisadores, estudantes, membros do poder público, jornalistas, ativistas dos direitos humanos e pessoas em situação de refúgio, de várias nacionalidades, no auditório da Educorp. As inscrições são gratuitas, com emissão de certificado. A programação conta com mesas de debate, palestras e apresentações artísticas. Para dar voz às pessoas em situação de refúgio, imigrantes do Sudão, Venezuela e Síria contarão suas trajetórias e perspectivas. As atividades buscam mobilizar iniciativas concretas de acolhimento humanitário e ampliar a repercussão do tema no debate público. Mestrandos e doutorandos de qualquer área do conhecimento, que pesquisem questões relacionadas às crises de migração forçada, podem se inscrever para apresentações de até 15 minutos. Acesse aqui a página do Seminário para conferir a programação completa e os links de inscrição Refúgio na Unicamp Desde seus primeiros anos, a Unicamp demonstra vocação para o refúgio acadêmico. Na década de 1970, acolheu muitos professores que fugiam de perseguições políticas, sobretudo da ditadura argentina. Em diversas outras ocasiões, recebeu estudantes, docentes e pesquisadores refugiados, como na crise gerada por um terremoto extremo no Haiti em 2010. Em 2019, a Unicamp se tornou signatária da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e desde então vem ampliando e estruturando melhor sua atuação nas políticas de acolhimento humanitário, contexto no qual se insere a realização do I Seminário Internacional Refúgio Acadêmico.