Sexta-feira, 24 de março de 2023 - Por Redação
Evento foi realizado pelo Observatório da Infância e Adolescência (OiA), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP/COCEN), e pelo Instituto Geração Amanhã.
Imagem: Simpósio internacional do NEPP busca debater e disseminar o acolhimento familiar no Brasil
Com vagas esgotadas, mais de 800 inscritos, 70 palestrantes de seis países e mais de 100 trabalhos apresentados, o IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar (SIMAF) foi realizado entre os dias 20 e 23 de março no Centro de Convenções da Unicamp. O evento foi realizado pelo Observatório da Infância e Adolescência (OiA), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP/COCEN), e pelo Instituto Geração Amanhã, com patrocínio do Governo Federal, Governo Estadual de Campinas, Prefeitura Municipal de Campinas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundação FEAC e Aldeias Infantis SOS. O simpósio promoveu debates e compartilhamento de informações sobre o acolhimento familiar, modalidade protetiva para crianças e adolescentes considerada preferencial em relação aos abrigos institucionais, mas ainda pouco difundida no Brasil. Diferente da adoção, trata-se de medida temporária, que não deve ultrapassar 18 meses. As famílias acolhedoras são selecionadas, preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais para receber crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, até que possam retornar à família de origem ou, quando isso não é possível, ser encaminhadas para adoção. Embora o acolhimento familiar seja considerado preferencial, estima-se que apenas 5% das crianças em medida protetiva são acolhidas por famílias no Brasil - nos Estados Unidos e na maioria dos países da Europa, o acolhimento familiar já é mais disseminado.