Quarta-feira, 07 de junho de 2023 - Por Divulgação Unicamp
Unicamp abre inscrições para UPA 2023
Imagem: Unicamp abre inscrições para UPA 2023
Estão abertas as inscrições para a 18ª edição do programa Unicamp de Portas Abertas - UPA 2023. O evento, tradicional por receber estudantes de todo o Estado de São Paulo e de outras localidades do país, será realizado no dia 19 de agosto, das 9h às 17h, no campus da Unicamp de Barão Geraldo, em Campinas. Escolas e instituições de ensino podem se inscrever por meio de formulário. Acesse o formulário, na aba "Inscrições". O tema da UPA neste ano será "A Educação Transforma". Com ele, a Universidade convida todos os visitantes a refletirem sobre as diferentes formas pelas quais a educação, praticada em contextos e espaços diversos, tem o poder de transformar as pessoas e a sociedade. "Nosso intuito é mostrar o quanto a educação, a ciência e as universidades públicas podem transformar a visão de mundo de nossos alunos e de todos os que se relacionam com nossas atividades", afirma Maria Luiza Moretti, coordenadora geral da Unicamp. "Com isso, poderemos construir uma cultura de valorização da ciência e uma sociedade mais justa e sustentável." Ao longo do dia, os visitantes poderão participar de visitas guiadas pelas faculdades e institutos da Unicamp e conhecer laboratórios, centros de pesquisa, bibliotecas e espaços que fazem parte da vida universitária. Professores e estudantes dos cursos de graduação realizarão palestras, oficinas, rodas de conversa, jogos e atividades sobre diversos temas, além de apresentações sobre serviços oferecidos pela Universidade a seus estudantes e orientações sobre o Vestibular Unicamp 2024. "A vida universitária na Unicamp é vibrante, com incontáveis possibilidades de convívio e criação de novos conhecimentos nos seus diversos espaços. Em 2022, tivemos a satisfação de receber na UPA mais de 32 mil visitantes e, neste ano, reiteramos o desejo de que cada aluno experimente um pouco do nosso universo transformador", comenta Moretti.
O tema da UPA neste ano será "A Educação Transforma"
Inscrições A UPA é um evento aberto ao público e gratuito, mas escolas e instituições de ensino devem se inscrever para que a organização possa fazer a gestão da capacidade de público e de vagas de estacionamento para ônibus e vans. As inscrições podem ser feitas por coordenadores e/ou diretores de escolas por meio do formulário disponível no site da UPA. Ao longo de todo o período de organização do evento, os canais de comunicação da Unicamp disponibilizarão informações úteis, curiosidades e conteúdos sobre a UPA e sobre o conhecimento produzido pela Universidade. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail upa@unicamp.br ou pelo WhatsApp (19) 3521-2121.