Veja todas as notícias do NEPO

sexta-feira, 02/02/2018   Por Ticiana de Toledo Fernandes

Nepo lança livro sobre demografia da Baixada Santista

O "Região metropolitana da Baixada Santista: Diversidades socioespaciais na virada para o século XXI" está disponível para download gratuito
O Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) lançou neste mês o livro Região metropolitana da Baixada Santista: Diversidades socioespaciais na virada para o século XXI, baseado nos dados do Censo Demográfico de 2010. O volume é uma atualização da edição anterior “Atlas da Baixada Santista: diversidades socioespaciais” - produzida em 2007 em parceria com o Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur) -, e que levava em consideração os Censos de 1980, 1991 e 2000.

Organizado por José Marcos Pinto da Cunha e Luiz Antonio Chaves de Faria, o livro apresenta uma sistematização dos dados sociodemográficos da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), de forma a retratar a diversidade do local e contribuir para um melhor entendimento das dificuldades e carências que enfrentam as populações que vivem na região.

Para isso, a obra busca explorar o chamado “olhar metropolitano”, que se concentra mais na fluidez territorial e nas complementaridades socioespaciais - e não apenas nas fronteiras municipais -, e é capaz de proporcionar melhor diagnóstico e soluções aos problemas de ordenamento territorial que afetam a qualidade de vida da população local. Região metropolitana da Baixada Santista: Diversidades socioespaciais na virada para o século XXI apresenta ainda uma série de mapas e tabelas que permitem ao leitor visualizar com mais clareza a diversidade socioespacial da RMBS e se aprofundar nas investigações acerca do tema.

A versão digital do livro pode ser baixada gratuitamente nos formatos ePUB, MOBI e ainda nas iBookstores da Apple. Para fazer o download, acesse o link http://www.librum.com.br/santosmetro/info/.


LEIA TAMBÉM: