Veja todas as notícias do COCEN

terça-feira, 06/03/2018   Por Marcos Rogério Pereira e Ticiana de Toledo Fernandes

Cocen discute Avaliação Institucional em Comissão da CAI/CONSU

Aconteceu ontem, dia 5 de março, a 234° Comissão de Atividades Interdisciplinares CAI/CONSU. A reunião foi realizada no auditório da Educorp e contou com a presença de membros da equipe Cocen, dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa e Unidades de Ensino.

A Comissão se dedicou a discutir o processo de integração da Avaliação Institucional dos Centros e Núcleos de Pesquisa ao Sistema Informatizado da Unicamp, que deve acontecer já a partir do próximo quinquênio, correspondente ao período de 2014-2018.

A avaliação institucional é uma exigência do Conselho Estadual de Educação e serve como um diagnóstico da situação da Unicamp e suas possíveis dificuldades nas áreas de infraestrutura, ensino, quadro de funcionários, etc. Assim, ela funciona como a base do planejamento estratégico da Universidade. Marcelo Phaiffer, coordenador da avaliação institucional, compareceu à reunião para sanar as dúvidas quanto a informatização deste processo.
A coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, ainda aproveitou a oportunidade para divulgar alguns dos próximos eventos promovidos pelos Centros e Núcleos, como a Exposição de fotos Refugiados, trazida pelo Núcleo de Pesquisas de População 'Elza Berquó' (NEPO) para a Biblioteca Central da Unicamp no dia 19 deste mês, e o XIV Encontro Nacional de História Oral, que acontece entre os dias 2 e 4 de maio no Centro de Memória da Unicamp (CMU).

Além disso, Ana Carolina revelou que o projeto de comunicação da Cocen foi aprovado pelo Orçamento da Unicamp e deve ser desenvolvido nos próximos meses, com atualização gráfica dos materiais e continuidade do programa Minuto Cocen.
Além do processo de avaliação institucional que será realizado em 2019, do projeto de comunicação da Cocen, da Exposição de fotos Refugiados, e do Encontro Nacional de História Oral, os cursos de extensão como possibilidade de uma parceria entre Centros, Núcleos e Extecamp também estiveram em pauta na discussão da Comissão. De acordo com a pesquisadora Marta Cristina Teixeira Duarte, essa proposta, ainda em fase de planejamento, deve apresentar cerca de 80 cursos modulados nas mais diversas áreas do conhecimento.


LEIA TAMBÉM: