terça-feira, 13/03/2018   Por Ticiana de Toledo Fernandes

Unicamp recebe exposição fotográfica que retrata refugiados

Painéis exibem congolenses, angolanos, camaronenses, ganenses, nigerianos e bissau-guineenses
Unicamp recebe exposição fotográfica que retrata refugiados.pdf
A Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, promove a partir desta segunda-feira (19) a exposição fotográfica “Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova”, que até recentemente esteve em cartaz no Memorial da América Latina. A mostra, que fica em cartaz até 19 de abril no hall do 2º andar da Biblioteca Central César Lattes, apresenta 26 painéis em preto e branco com imagens de refugiados congolenses, angolanos, camaronenses, ganenses, nigerianos e bissau-guineenses. As capturas são de autoria dos fotógrafos Eduardo Tarran e Mário Castello.

Para a coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, a exposição é importante porque "atravessamos um momento dramático no que diz respeito aos deslocamentos forçados e às solicitações de refúgio. A Exposição "Refugiados" possibilita uma “troca de olhares” com essa população em estado de vulnerabilidade, conferindo-lhes uma fisionomia e singularidades, extrapolando dados quantitativos e singularizando, na simbologia de um olhar, sonhos de uma vida melhor."

Os refugiados retratados na mostra foram amparados pela Casa de Passagem Terra Nova, primeiro centro de acolhimento social do Estado de São Paulo para solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas. O local, aberto desde 2014, já atendeu mais de 400 pessoas e recebe principalmente famílias com filhos menores de idade e mulheres grávidas.

Rosana Baeninger, coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO) acredita que "A Exposição traz para o convívio universitário a esperança de vidas refugiadas em nosso país."

Serviço: Exposição fotográfica ‘Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova’

- Local: Hall do 2º andar da Biblioteca Central César Lattes - Unicamp

Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421. CEP: 13083-859. Cidade Universitária "Professor Zeferino Vaz". Barão Geraldo - Campinas.

- Dias e horários de visitação: 19 de março de 2018 a partir das 12h, até dia 19 de abril de 2018 - Segunda a sexta, das 7h30min às 22h45min.

Mais informações: Tel.: (19) 3521-6486, 3521-6473. Fax: (19) 3521-6498, (19) 3289-5806