segunda-feira, 06/08/2018   Por Portal da Unicamp

Oxigênio é aprovado na primeira fase do Camp Serrapilheira

Oxigênio é aprovado na primeira fase do Camp Serrapilheira.pdf
O programa de web rádio e podcast Oxigênio, produzido por alunos e ex-alunos do Laboratório de Estudos em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, foi um dos 50 projetos selecionados na primeira fase do Camp Serrapilheira, evento que acontecerá de 4 a 7 de setembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A chamada pública para divulgadores científicos, realizada pelo Instituto Serrapilheira, recebeu 871 propostas. Confira a lista completa dos 50 projetos aprovados na primeira fase.

Segundo o instituto, a iniciativa visa identificar iniciativas que proponham abordagens inovadoras de assuntos pertinentes à ciência. Os objetivos da chamada pública são: mapear iniciativas existentes e identificar projetos a serem apoiados com recursos do instituto. Ao ser selecionado na primeira fase, o programa Oxigênio participará do Camp Serrapilheira no Museu do Amanhã, além de concorrer ao apoio financeiro de até 100 mil reais. Os projetos aprovados serão conhecidos ao final da segunda fase da chamada pública.

O Oxigênio está em sua 57ª edição e traz uma abordagem da PL 6299/02, popularmente conhecida como "PL do veneno", que trata da modificação do marco regulatório do uso de agrotóxicos. Foi criado em parceria com a Web Rádio Unicamp e também pode ser acessado via Jornal da Unicamp Online. O programa mantém parceria com outros podcasts, com a ideia de criar uma rede de programas radiofônicos sobre ciência, principalmente produzidos por universidades. Já realizou também um Workshop sobre web jornalismo, duas oficinas sobre rádio, além de ter desenvolvido o Projeto 1, 2, feijão com arroz, 3, 4, ciência no rádio na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.

Fonte: Portal da Unicamp