Veja todas as notícias do COCEN

segunda-feira, 01/10/2018   Por Ticiana de Toledo Fernandes

Inovação focada nas ciências humanas e design antropológico são temas de Workshop de Inovação da Cocen

A Cocen, em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp, realizou, na última quinta-feira (27), o Workshop de Inovação Cocen e Inova. O evento, que aconteceu no auditório da Educorp, teve como objetivo explicar o funcionamento e os processos da Inova para os pesquisadores dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, elucidando questões sobre proteção da propriedade intelectual, patentes e parcerias, com foco especial no campo das artes e humanidades.

A primeira apresentação do dia ficou a cargo de Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, que já atuou no âmbito da Cocen durante 5 anos como diretor do Centro de Componentes Semicondutores (CCS Nano). Em sua fala, Frateschi descreveu o passo a passo dos processos de patente, frisando a necessidade de proteger as novas tecnologias transformando-as em propriedade intelectual da universidade. Segundo ele, a Inova tem buscado promover o crescimento econômico sustentável além da tecnologia, que já está consolidada na Unicamp, avançando para a “base de impacto social, mais em ciências humanas, com olhar mais focado no primeiro e terceiro setores do que no segundo setor”, afirmou.

A exposição de Frateschi foi seguida por uma palestra de Renata Borges, gerente de User Experience (UX) no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, em Campinas. Renata abordou o conceito de Design Antropológico que, de acordo com ela, tem o propósito de solucionar problemas com inovações significativas para as pessoas a partir de uma junção dos campos do design, que cria soluções de forma criativa, e da antropologia, que tenta entender as pessoas a partir do convívio. Para ela, a inovação só faz sentido se trouxer aportes significativos à vida dos usuários.

Além disso, Renata conversou com os pesquisadores sobre o advento da co-criação, em que os usuários podem ressignificar as tecnologias para que se adequem melhor às suas necessidades. Assim, os produtos tecnológicos de hoje não devem mais ser pensados como objetos acabados, mas devem trazer possibilidades de interação e criação por parte dos usuários, em que os projetos pensados em função do design antropológico adaptam-se a essas demandas.

Para a coordenadora da Cocen e mediadora do evento, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, o Workshop representou uma oportunidade de estreitar laços com a Inova e prospectar novas parcerias. Segundo ela, “a ideia é que esse seja o primeiro de outros eventos voltados para especificamente a determinadas áreas”, afirmou.

Confira o vídeo do evento