Veja todas as notícias do COCEN

quinta-feira, 11/10/2018   Por Ticiana de Toledo Fernandes

Campanha de arrecadação de brinquedos da Cocen supera expectativas

Equipe entregou doações em São Paulo

A campanha da Cocen de arrecadação de brinquedos para crianças refugiadas se encerrou ontem com a entrega das doações. Foram cerca de dois mil brinquedos arrecadados, repartidos entre quatro instituições, todas localizadas na cidade de São Paulo: Casa de Passagem Terra Nova, Centro de Acolhida para Mulheres Imigrantes (Caemi - Palotinas), Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHI) e uma ocupação de prédio no centro de São Paulo composta majoritariamente por imigrantes e refugiados.

Segundo a coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, a arrecadação superou muito as expectativas iniciais: “nesses últimos dias a Cocen foi ficando repleta de brinquedos em todas salas, auditório e corredores”. Segundo ela, a colaboração foi essencial para todo o processo: “fizemos um mutirão de funcionários para embalar e separar os lotes de doação. Eu trouxe meus filhos que colaboraram com doações e também ajudaram na embalagem dos presentes. Foi muito emocionante mobilizá-los em prol dos refugiados, redimensionando e ressignificando o sentido do Dia das Crianças, por vezes uma data meramente comercial”, afirmou.

A responsáveis pela entrega das doações foram as servidoras da Cocen Eunice Luiza Bortoletto e Maria da Penha Pontes Tosi. Para Eunice, a recepção das entidades atendidas foi muito boa: “A gente sentiu muito profissionalismo, comprometimento e respeito pelos refugiados. Foi uma acolhida calorosa, com muita gratidão”, disse.

Maria da Penha acredita que a melhor parte da experiência foi conhecer as instituições: “Infelizmente não pudemos presenciar a entrega dos brinquedos, pois as comemorações vão acontecer durante o final de semana. Mas foi interessante conhecer o outro lado, porque quando a gente está aqui embalando os presentes, não tem ideia de como vai ser na entrega”.


LEIA TAMBÉM: