Veja todas as notícias do PAGU

sexta-feira, 09/08/2019   Por Divulgação

Exibição do Documentário: Memória dos Movimentos Sociais - A “União dos Moradores dos Quintais e Cortiços da Mooca

A exibição será na sala de vídeo do IFCH-Unicamp
CINEPAGU em parceria com o CIEC- Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade promove no dia 16/08 às 14hs. na sala de vídeo do IFCH-Unicamp a exibição do Documentário:

Memória dos Movimentos Sociais – A “União dos Moradores dos Quintais e Cortiços da Mooca
(Verônica Sales e coletivo).
Com Participação de Verônica Sales, Josianne Cerasoli e Maria Stella Martins Bresciani

Sinopse do Filme: O documentário Memória dos Movimentos Sociais – A “União dos Moradores dos Quintais e Cortiços da Mooca” – é um projeto de extensão que nasce de um trabalho de coparticipação dos professores e alunos do curso de comunicação social, em parceria com o curso de Design, da FAAC Unesp e do movimento de moradia.
O documentário retrata a trajetória de um dos movimentos de moradia pioneiros na área central da cidade de São Paulo desde suas origens, no final dos anos 70, quando a ideia da habitação social no centro da cidade estava fora dos horizontes do trabalhador, bem como dos poderes públicos. Nos estertores do regime militar, e portanto, na vaga de movimentos sociais e sindicais que impulsionaram a redemocratização do país, o movimento nasceu a partir de confluência de um pequeno grupo da Oposição Sindical Metalúrgica – Setor Mooca e de moradores de cortiços e quintais do bairro. Reunidos na Associação dos Trabalhadores da Região da Mooca, um dos berços da industrialização da cidade, suas lutam remontam des de a reivindicação por melhoria nas condições dos cortiços, pela produção habitacional por mutirão auto-gestionário, até a ressignificação e ampliação dos sentidos da moradia popular e do direito à cidade na Reforma Urbana.

Realização: CinePagu e CIEEC.
Apoio Pagu, COCEN e IFCH- Unicamp.

Fonte: Pagu



LEIA TAMBÉM: