Experiência acadêmica dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa
Jurandir Zullo Junior fala sobre a experiência da Unicamp na criação dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa
Jurandir Zullo Junior, Coordenador da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa
A palestra aborda a experiência acadêmica da Unicamp na criação e manutenção dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, que começou em 1977 com a criação do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Atualmente, são 21 órgãos institucionalizados, desenvolvendo atividades de pesquisa, extensão e formação de pessoal, em assuntos de grande relevância e interesse social.
Este sistema é avaliado rotineiramente, desde 1985, tendo passado por 10 processos avaliatórios completos e duas comissões de pertinência. Atualmente, está em pleno andamento o processo de avaliação das atividades desenvolvidas no quinquênio 2009-2013. Os resultados obtidos ao longo do tempo demonstram que esta iniciativa da Unicamp tem sido bem sucedida em todos os aspectos avaliados, especialmente ao tratar o conjunto dos 21 Centros e Núcleos como um sistema integrado de pesquisa. Um aspecto importante que deve ser destacado neste contexto é a existência de uma carreira de pesquisador, formada por profissionais lotados especialmente nos Centros e Núcleos para o desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar.
Assista ao vídeo