Sexta-feira, 19 de maio de 2017 - Por Marcos Rogério Pereira
Fórum Permanente "Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos"
Fórum Permanente "Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos"
Fórum Permanente Sociedade e Desenvolvimento "Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos"
O próximo Fórum Permanente Sociedade e Desenvolvimento terá como tema “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos”. Organizado por Ana de Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Claudia Pfeiffer, do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb/Nudecri), José Teixeira, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), Luiz Vieira, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) e Marta Azevedo, do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo), o fórum será realizado no dia 22 de junho, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pela página do Fórum Permanente. O Brasil é um país em que raramente ocorrem desastres naturais de grande amplitude relacionados à atmosfera como furacões e tornados de grande intensidade. Contudo, é um país com um grande número de eventos intensos e extremos que impactam fortemente a sociedade e a economia. Esses eventos são ainda mais amplificados pela grande vulnerabilidade dos centros urbanos e pela falta de instrumentos de monitoramento e previsão imediata dos eventos severos. Campinas foi surpreendida por um evento meteorológico extremo no dia 5 de junho de 2016. O objetivo do fórum é aprofundar a discussão sobre eventos meteorológicos extremos no contexto da previsão exigida e pelo impacto causado por eventos dessa natureza. A vulnerabilidade atual é sem precedentes, com uma população crescente e uma urbanização cada vez mais acentuada produzindo zonas de risco. Os eventos extremos provocam impactos nunca antes observados, trazendo à ciência um grande desafio que só pode ser ultrapassado por articulações multi e interdisciplinares que aliem diferentes instituições e níveis de gestão. Mais informações podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

Fonte: Labeurb

Voltar
NUDECRI
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912 Equipe
Links
Voltar ao início Unicamp Escreva sua matéria
Acesse pelo celular