Quinta-feira, 10 de agosto de 2017 - Por Marcos Rogério Pereira
Fórum Internacional de Educação Infantil discute a importância da pesquisa na escola
Fórum Internacional de Educação Infantil discute a importância da pesquisa na escola
Público durante fórum de educação infantil
Educadores das escolas municipais de educação infantil da Região Metropolitana de Campinas (RMC) participaram do VIII Fórum Internacional de Educação Infantil e do VI Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação, dia 9, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento, realizado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, propiciou a discussão sobre a prática da pesquisa na escola como um importante instrumento de renovação na educação infantil. Além de discutir caminhos e práticas inovadoras para a educação infantil, o fórum faz parte das comemorações dos 35 anos do NEPP, celebrados em junho. Ele reuniu gestores, pesquisadores e acadêmicos de Reggio Emilia (Itália), Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, RedSolare Brasil, Faculdade de Educação (FE) e Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp. Para a coordenadora do Programa de Estudos em Educação Infantil do NEPP, Roberta Rocha Borges, uma das organizadoras do evento, a temática abordada nesta edição “traz a pesquisa para o centro do debate, discutindo processos e percursos investigativos como caminhos para o conhecimento na escola”. Já o coordenador do NEPP, Carlos Raul Etulain, ressaltou o Fórum de Educação Infantil como um “espaço para se discutir práticas pedagógicas inovadoras e criativas, pensadas a partir da ideia de que as crianças desenvolvem uma atitude curiosa diante do processo de aprendizagem, tal como acontece com a pesquisa nos mais diferentes níveis e áreas”. Mesa redonda Roberta coordenou a mesa da manhã, intitulada “Aprender por meio do processo de investigação: o que isso significa?”, que contou com a participação de Fábio Maia Bertato, pesquisador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp; Paola Stozzi, pedagogista das escolas de infância e creche em Reggio Emilia; e Barbara Quinti, atelierista em Reggio Emilia (Itália). As mesas da tarde, “Comunicação: Além do discurso da qualidade: rumo à construção de significado da prática investigativa na escola de Educação Infantil” e “A Investigação na Educação Infantil: narração do percurso em escolas brasileiras”, foram coordenadas pelas professoras Ana Teresa Gavião Mariotti, da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG); e Valéria Cantelli, do Programa de Estudos em Educação Infantil do Nepp. Mesa de abertura A solenidade de abertura contou com a presença da professora da Faculdade de Educação Adriana Missae Momma, que na ocasião representou o reitor Marcelo Knobel; da coordenadora de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel; do coordenador do NEPP, Carlos Raul Etulain; da coordenadora e pesquisadora do Programa de Estudos em Políticas Públicas para a Educação Infantil, Roberta Rocha Borges; da diretora de formação da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, Ana Teresa Gavião Mariotti; da pesquisadora do Programa de Estudos em Educação Infantil do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas Valéria Cantelli; da vice-presidente da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, Maria Thereza Passos Gordinho Amaral de Oliveira; e da presidente da RedSolare Brasil, Marília Dourado. Voltar
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