Quarta-feira, 27 de julho de 2016 - Por Marcos Rogério Pereira
NEPP e Ministério da Saúde assinam convênio
Convênio entre Ministério da Saúde e a Unicamp prevê a criação do Centro Colaborador de Cuidado Farmacêutico no SUS
NEPP e Ministério da Saúde assinam convênio
Convênio entre Ministério da Saúde e a Unicamp prevê a criação e implantação do Centro Colaborador de Cuidado Farmacêutico (CCCF) no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Diário Oficial da União publicou, no ultimo dia 5 de julho de 2016, o convênio assinado entre o Ministério da Saúde e a Universidade Estadual de Campinas que prevê a criação e implantação do Centro Colaborador de Cuidado Farmacêutico (CCCF) no Sistema Único de Saúde (SUS). O CCCF a ser implantado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em articulação com Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde e gerenciado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) apoiará a consolidação da Assistência Farmacêutica no atual estágio do SUS por meio do estabelecimento das Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS) a fim de responder, de forma organizada, integrada e contínua as demandas de saúde da população brasileira. Dessa maneira, a implantação do CCCF fortalecerá a disseminação dessas práticas profissionais e apoiará a implantação dos serviços clínicos farmacêuticos nos diferentes pontos de atenção do SUS, no marco da estruturação de RRAS. Isso será realizado por meio de processos de educação voltados ao aprimoramento da Assistência Farmacêutica nessas Redes por meio do desenvolvimento e disponibilização de tecnologias apropriadas para o cuidado farmacêutico A executora e coordenadora do convênio é a professora Dra. Carmen Cecília de Campos Lavras. A finalidade do convênio assinado é capacitar profissionais de saúde para a gestão do cuidado farmacêutico nas Redes de Atenção à Saúde do SUS. O valor total do projeto está orçado em R$ 4,7 milhões a ser executado em cinco anos. Na primeira quinzena de julho profissionais do Ministério da Saúde e do NEPP/UNICAMP realizaram a primeira reunião conjunta após assinatura do contrato. O encontro contou com a presença de mais de vinte profissionais, de ambas as partes, e, dentre os temas tratados, foi a elaboração de um plano de trabalho para os próximos dois anos, como também a elaboração de um site tendo como eixo central o Centro Colaborador. A criação de um Observatório de Cuidados Farmacêuticos também é contemplada no referido projeto. Devemos destacar ainda que o CCCF mantém 5 pontos norteadores para sua implantação:
* Recomendar o desenvolvimento e implantação de programas e projetos no âmbito da Assistência Farmacêutica; * Acompanhar e avaliar políticas, programas e projetos do Departamento de Assistência Farmacêutica do MS; * Ampliar e disseminar conhecimentos sobre o cuidado farmacêutico praticado nas RRAS; * Promover o debate sobre políticas de cuidado farmacêutico na atenção à saúde; * Capacitar recursos humanos e promover o debate pluridisciplinar e trans-setorial sobre as políticas públicas e ações governamentais para a garantia da assistência farmacêutica nas RRAS.

Fonte: NEPP

NEPP
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912