Está disponível para consulta a edição de dezembro de 2017 do
Caderno de Pesquisa NEPP. A publicação do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas compila dados e análises do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp, o ProFIS - como trajetória dos concluintes do ensino médio, distribuição de vagas e principais motivações para o aluno cursar o programa -, além de informações sobre notas, taxa de evasão, participação e aprovação dos alunos em outros processos seletivos.
A avaliação continuada do Programa é uma iniciativa dos pesquisadores do NEPP, que está sendo realizada desde 2010. Esta edição, organizada pela pesquisadora Ana Maria Carneiro, utiliza dados relativos a 2011, 2012 e 2013. Até 2015, o NEPP contabilizou 600 ingressantes no programa. Considerando as outras duas turmas (2016 e 2017), o número de ingressantes foi 839.
Nível socioeconômico – O caderno também traz informações sobre o nível socioeconômico dos alunos e uma análise da permanência no ensino superior.
Cor ou Raça/Etnia – 44% dos inscritos no ProFIS é composto por grupos chamados “não brancos”, público formado por pretos, pardos e indígenas (PPI). O percentual é 2,6 vezes maior entre os inscritos no Vestibular Unicamp 2013 (16%).
Confira aqui a íntegra da publicação.
Voltar