Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 - Por Patrícia Lauretti
Sistema da avaliação institucional começa a ser revisado
A coordenadora geral da Unicamp, professora Teresa Atvars, em reunião na Sala do Consu (Foto: Antoninho Perri)
A Unicamp começou o trabalho de revisão do processo de avaliação institucional que será realizado em 2019 e correspondente ao período 2014-2018. Grupos de trabalho (GTs) constituídos nas unidades de ensino e pesquisa, colégios técnicos e centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa devem revisar o sistema correspondente ao período de 2009-2013. Nesta terça-feira, 20, em uma reunião na Sala do Conselho Universitário, a coordenadora geral da Unicamp Teresa Atvars falou sobre a revisão e tirou algumas dúvidas de integrantes dos GTs. A avaliação institucional funciona como um diagnóstico da situação da Unicamp e seus principais problemas relacionados à infraestrutura, ensino, quadro de funcionários, etc. A avaliação é a base para o planejamento estratégico da Universidade. Segundo o coordenador do processo Marcelo Phaiffer “o planejamento faz o mapeamento dos problemas que são levantados no diagnóstico. Em seguida cria-se um mapa estratégico e incorpora-se o plano de gestão que se desdobra em projetos estratégicos”. A avaliação deve ocorrer em fases e será feita por comissões escolhidas pelas unidades, além dos avaliadores externos. Teresa Atvars salientou que processo de avaliação é uma exigência do Conselho Estadual de Educação que ao final do processo recebe um relatório. “Sem o documento nossos cursos não podem ser autorizados a continuar”, afirma. Mas de acordo com a coordenadora geral, a Unicamp está fazendo mais do que a legislação pede. “Nós usamos a avaliação para planejar como queremos ser, quais são os nossos problemas, os pontos críticos e como podemos resolvê-los”.

Fonte: Portal da Unicamp

COCEN