Quinta-feira, 15 de março de 2018 - Por Labjor
5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura recebe inscrições até 23 de março
Estão abertas as inscrições para o 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5), evento organizado por alunos de pós-graduação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp. O Encontro será realizado de 24 a 26 de abril, na Unicamp, e oferece três modalidades de participação: Ouvintes, Comunicações orais e Relatos de experiências. Para as duas últimas, é necessário submeter para avaliação, até 23 de março, um resumo do trabalho a ser apresentado. O procedimento de inscrição, valores e detalhes para cada modalidade estão disponíveis no site do evento. Neste ano, o tema escolhido para nortear os debates do EDICC é “Ciência, tecnologia e cultura: resistir e transbordar”, visando reunir e potencializar propostas inovadoras para uma divulgação científica, tecnológica e cultural que não apenas resista e (re)exista frente a desafios políticos, econômicos e sociais, mas que também transborde as fronteiras ainda existentes entre a sociedade e as instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é promover uma troca de saberes entre diferentes territórios, gerações, crenças e costumes. Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos - de iniciação científica, conclusão de curso (TCC), especialização, mestrado ou doutorado - e relatos de experiências profissionais devem atentar para a proposta do evento, que abrange os seguintes tópicos: divulgação científica, tecnológica e cultural; cultura científica; comunicação, sociedade e cidadania; e arte, ciência e tecnologia. O EDICC 5 também contará com mesas-redondas, conferências, oficinas e intervenções artísticas alinhadas ao tema da edição. A programação completa será divulgada em breve no site do evento e via redes sociais, nas páginas do Encontro no Facebook e no Twitter. Vinculado ao EDICC 5, será promovido o simpósio “Projor - 20 anos de vigilância midiática e desenvolvimento do jornalismo”, uma realização do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, entidade voltada à reflexão e ao aprimoramento da prática jornalística e da imprensa livre, conhecida, principalmente, pela criação do Observatório da Imprensa. O EDICC 5 é apoiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Labjor O Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil, fazendo parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas. O Laboratório oferece o curso de Especialização em Jornalismo Científico (lato sensu) e o programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (stricto sensu). São desenvolvidas pesquisas nas seguintes linhas: Cultura científica; Literatura, artes e comunicação; Informação, comunicação, tecnologia e sociedade; e Percepção Pública da Ciência e Tecnologia. Mais informações no site do Labjor.
Serviço 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5) e Simpósio “Projor - 20 anos de vigilância midiática e desenvolvimento do jornalismo” Data: 24 a 26 de abril de 2018 Local: Universidade Estadual de Campinas (o local exato será divulgado em breve) Mais informações: http://edicc.labjor.unicamp.br/2018/

Fonte: Labjor

LABJOR
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas/SP CEP: 13083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912