Sexta-feira, 17 de agosto de 2018 - Por Ticiana de Toledo Fernandes
Experimentalismo Democrático é tema de fórum do NEPP
Experimentalismo Democrático é tema de fórum do NEPP
O Núcleo de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, em parceria com a Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, lotou o auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp nesta quarta-feira (15) com o IX Fórum Internacional de Educação Infantil e o VII Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação. O tema escolhido para esta edição foi “Experimentalismo Democrático: a construção do projeto educativo a partir da pedagogia da relação e da escuta”, cujo objetivo era provocar uma reflexão acerca de novas ferramentas que possam transformar a Educação por meio da democracia participativa e da experimentação pedagógica. Segundo explicação de Peter Moss, membro da Unidade de pesquisa Thomas Coram e professor do Instituto de Educação da Universidade de Londres , o Experimentalismo Democrático envolve uma junção dos conceitos de ‘experimentalismo’ - ou seja, vontade de inventar e pensar diferente, imaginando um novo modo de fazer as coisas que vai além do já existente - e ‘democrático’ - forma de governança e modo de vida que, no cenário educacional, relaciona-se com o viver em conjunto, com o diálogo, a diversidade e o confronto de ideias. Para o coordenador do NEPP, Carlos Etulain, além de tornar possível o contato entre pesquisadores da área e educadores, o evento trouxe uma reflexão necessária: “Em épocas tão difíceis como esta para o mundo e especialmente para o Brasil, pensar na democracia é muito importante. Isso porque, na América Latina, a democracia é construída todos os dias, nas relações que estabelecemos entre nós, entre os pares, e especialmente com os alunos. Acho importante voltar a pensar na democracia, que tem um valor tão caro e é tão imprescindível para as relações sociais e para a vida em nosso país. E aí é o papel importante que os professores têm no contato com as crianças e os jovens, pois é a hora então de pensar a democracia desde essa base”, afirma. Além de Etulain, também compuseram a mesa de abertura Roberta Rocha Borges, coordenadora do Programa de Estudos em Educação Infantil do NEPP; Maria Aparecida Bosco, diretora das escolas da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho; Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, coordenadora da Cocen e Teresa Celina Rosa, diretora executiva de ensino pré-universitário da Unicamp. Para a professora Roberta Borges o IX Fórum Internacional de Educação Infantil e o VII Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação constituem “espaços potentes para promover reflexões coletivas, compartilhar saberes e ampliar a discussão sobre os valores que orientam as políticas educacionais”, ressalta. Voltar
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