Quinta-feira, 14 de março de 2019 - Por Divulgação Nepp
Pesquisa na escola: da pergunta inicial à documentação pedagógica
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/UNICAMP), em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), da Faculdade de Educação lançou, a quarta edição do Curso de Extensão “Pesquisa na escola: da pergunta inicial à documentação pedagógica”. Um número superior a 60 educadores oriundos de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Campinas se inscreveram para o curso que terá 80 horas de aulas presenciais e ocorre todas as quintas-feiras à noite no auditório do Núcleo de Estudo de Políticas Públicas. Os alunos da quarta turma foram recepcionados no auditório do NEPP, na quinta feira dia 28 de fevereiro, pela professora Roberta Rocha Borges, coordenadora da área de Pesquisa em Educação Infantil, do NEPP, representando a professora Maria Teresa Egler Mantoan que é responsável pelo curso e coordenadora do LEPED. Participaram da recepção aos alunos as professoras Valéria Cantelli, do NEPP/UNICAMP; Vasti Ferrari, gestora de Educação do Município de Jundiaí; Ana Maria Ávila pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura – CEPAGRI e assessora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa – COCEN. Participaram também desse encontro, que foi realizado numa conversa animada com café e pão de queijo, a professora. Jessica Vieira, ex-aluna do curso e a equipe de professores dessa quarta etapa: Murilo Braga (atelierista), Geografo Tiago Ifanger e Daniele Cruz. A pesquisadora do NEPP, Valéria Cantelli, anunciou durante a reunião uma novidade para essa edição do curso que “é a inclusão da temática Clima como objeto de estudo. Por isso buscou-se uma parceria com o CEPAGRI e com o Museu de Ciências da UNICAMP para apoiar o grupo no aprofundamento da investigação dessa temática”. Valéria afirmou ainda que essa escolha reflete o comprometimento da Universidade com os 17 ODS da ONU; que apresentam como um dos seus focos a temática Clima. De acordo com a professora Roberta Rocha Borges o curso fundamenta-se na prática democrática e tem na “abordagem educativa praticada na cidade de de Reggio Emília, na Itália, um de seus principais interlocutores e parceiros pedagógicos”. Roberta esclarece que o curso é um convite “para viver a pesquisa na escola. Ele não é focado na transmissão do conhecimento, mas em sua construção. Por isso já no primeiro encontro o grupo é convidado a encontrar-se com materiais, ideias, instrumentos e colocar-se em atitude de pesquisa”. Para esse acolhimento o auditório do NEPP foi cuidadosamente preparado com diferentes contextos investigativos para ativar curiosidades e suscitar perguntas. Outro grande objetivo do curso, segundo os professores responsáveis, é fomentar o diálogo sobre novos modos de aprender e ensinar na escola. Essa é uma demanda trazida pela comunidade escolar, desejosa por encontrar outros espaços para discutir os problemas reais que enfrentam no seu cotidiano, bem como, encontrar apoio da universidade para realizar as transformações na prática educativa. Um movimento vivo e significativo de formação é o que os professores do curso estão projetando para essa quarta edição dentre elas atividades reflexivas; experiências em contextos; encontro de estudo na Fazenda da UNICAMP; aprofundamento no Museu de Ciências, entre outras, são algumas das vivencias que serão oportunizadas ao longo do curso e que poderão ser acompanhadas no site: pesquisanaescola.esy.es.

Fonte: NEPP

NEPP
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912