Segunda-feira, 26 de setembro de 2016 - Por Maria Cláudia Miguel
Ópera "Descobertas" estreia no teatro Iguatemi com apresentações gratuitas
Obra de Jônatas Manzolli faz parte das comemorações dos 50 anos da Unicamp, e reúne orquestra, dança, coro cênico e tecnologia digital nesta terça (27) e quarta (28), às 20h
Ópera "Descobertas" estreia no teatro Iguatemi com apresentações gratuitas
Foto: Antoninho Perri
Em um vibrante diálogo entre a orquestradistribuída no palco, dança,coro cênico e tecnologia digital, a ópera multimodal "Descobertas", do compositor Jônatas Manzolli, terá duas apresentações gratuitas emCampinas, no teatro Iguatemi, nos dias 27 e 28 de setembro, às 20h, dentro das comemorações dos 50 anos da Unicamp. O projeto é uma realização conjunta do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC), Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e Departamentos de Música e Dança do Instituto de Artes da Unicamp. Com cerca de 60 minutos, "Descobertas" - chamada ópera multimodal por utilizar diferentes formas interpretativas e mediação tecnológica - reúne 40 intérpretes em cena, entre músicos da Sinfônica da Unicamp, do Grupo de Percussão, do Coro Contemporâneo e de bailarinos do Departamento de Artes Corporais da Unicamp. A composição destaca a música de concerto contemporânea, na qual o palco e a plateia integram-se para sensibilizar todos os sentidos. "Descobertas" não conta uma história, mas fala sobre o próprio ato de criar. O tema dos quatro atos aborda as fases do processo criativo, com os personagens chamados de Autor, Obra, Estética e Poema, representados pelos bailarinos. O coro cênico comenta a ação dramática como no teatro grego. "Não há uma história para ser contada, mas um conjunto de sons e imagens que descrevem as múltiplas sensações que ocorrem em cada um de nós, quando experimentamos os limites do ato criativo", descreve o compositor. A obra integra música e dança a partir da cena e do diálogo intrínseco com a estrutura audiovisual do libreto. O movimento e o som produzem aberturas para o público numa paleta de gestos, imagens e texturas produzidas por bailarinos, coro cênico, paisagem sonoras e orquestra.

Fonte: Unicamp Ano 50

CIDDIC