Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020 - Por Divulgação Sesc
''As Mulheres na Vera Cruz'' com Ana Carolina de Moura Delfim Maciel
Curso teórico sobre as mulheres na Vera Cruz, as atribuições profissionais e papeis simbólicos destinados às mulheres que trabalhavam no cinema brasileiro, na Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A implementação, em São Bernardo do Campo, da Companhia, foi um capítulo importante para a industrialização do cinema no Brasil, possuía grandes estúdios, técnicos especializados e maquinários modernos para a época, o que colaborou para o desenvolvimento do cinema no país e no estado de São Paulo. Ana Carolina é coordenadora da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN - Unicamp) e presidenta da Comissão Assessora da Cátedra Sérgio Viera de Mello - UNICAMP. Professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Multimeios. Atua como diretora de filmes documentários. Realizou pós doutorado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo dedicando-se à pesquisa "Cultura material, percursos autobiográficos. Entrevistas com doadores do Museu Paulista da USP" no âmbito da qual desenvolveu a pesquisa "Histórias de vida e o registro audiovisual" no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2012) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É autora do livro "Yes nós temos bananas. Cinema industrial paulista: a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, atrizes de cinema e Eliane Lage. Brasil, anos 1950" (Alameda Editorial, 2011). Local: Sala de atividades 4 Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana.
05/03 A 02/04 QUI 19H ÀS 21H Local: Sesc Vila Mariana
Maiores informações: clique aqui.

Fonte: SESC-SP

COCEN