Sábado, 23 de maio de 2020 - Por Liana Coll
Qual é o seu olhar sobre a pandemia?
Edição de imagem: Paulo Cavalheri | Ilustração: Dalton Villa.
Com a ideia de reunir os mais diversos olhares sobre a pandemia causada pelo novo coronavírus, a plataforma #MemóriasCovid19 começou a recolher depoimentos pessoais sobre experiências subjetivas e individuais do isolamento. O projeto é coordenado pela pesquisadora da Unicamp Ana Carolina de Moura Delfim Maciel e tem a curadoria de pesquisadores de nove instituições brasileiras, além da França e Portugal. Os relatos serão avaliados em diversos formatos, como textos, fotos, vídeos e ilustrações, e devem ser enviados através do preenchimento do formulário no link https://forms.gle/CjrYdaZKnFbMuY7a6. A professora Ana Carolina destaca que a ideia partiu da indagação de como está sendo o impacto dessa experiência pandêmica em termos individuais e também de como esse momento será compreendido pela História. “A ideia dessa plataforma surgiu logo quando começou o isolamento. A História, por vezes, é equivocadamente compreendida como um processo linear. Contudo determinados momentos históricos, em geral contextos de crise, alteraram seus paradigmas. Nesse sentido, traumas coletivos – tais como as grandes guerras - foram moldando novas percepções de narrativas históricas e também de como concebemos nossas noções de indivíduo, de eventos e de suas narrativas. Foi isso que me impulsionou a refletir essa grande crise que atravessamos”, conta. Para ela, estamos diante de um novo horizonte de expectativa e os efeitos psíquicos que isso nos legará “vão alterar o modo como lidamos com o passado e, numa mesma proporção, de como lidamos com o futuro, ou com a nossa ilusão do que seria um futuro”, afirma. Assim, a plataforma possibilitará cruzar itinerários individuais compartilhando percepções que extrapolam dados objetivos, factuais ou quantitativos.

Envie seu relato

Os relatos podem ser expressos em diversos formatos: fotografias, vídeos, textos, áudios, desenhos, selfies, vídeos, objetos de afeto, ou qualquer expressão que simbolize percepções, em tempos de isolamento. “Estamos vivenciando um evento sem precedentes em nossas vidas e que é apreendido segundo aspectos subjetivos. Qual o seu olhar, qual é a expressão, o que simbolizaria esse momento para você? É precisamente tais abordagens, plurais, que pretendemos atingir com a Plataforma”, afirma Ana Carolina. O material recebido será avaliado e os testemunhos selecionados serão publicados na Plataforma #MemóriasCovid19. A comissão curatorial reúne pesquisadores de diversas instituições de ensino do país, representantes de movimentos sociais e de instituições europeias. O projeto conta ainda com uma equipe de alunos do programa de Multimeios e do LABJOR. O desenvolvimento da plataforma está sob a responsabilidade de uma empresa-filha da UNICAMP, a Atria Jr do campus de Limeira (SP). Para saber mais, siga as redes sociais do projeto, no Instagram e Facebook: @memoriasCovid19

Fonte: Portal da Unicamp

COCEN