Segunda-feira, 03 de agosto de 2020 - Por Divulgação Nepo
Lançamento do livro: Migrações internacionais e a pandemia da COVID-19
O livro busca trazer um espaço de debate interdisciplinar e interinstitucional com o foco nas migrações internacionais e a trágica pandemia de Covid-19. Reflete o esforço de compreensão e análise do fenômeno migratório diante de um cenário - ainda em movimento - de pandemia. As contribuições evidenciam os desafios e ações das instituições diante da pandemia, os novos cenários da (i)mobilidade da população, o controle das fronteiras, o aumento da xenofobia frente a imigrantes e refugiados, os contextos internacionais, nacionais e locais e as consequências de um mundo pandêmico para os movimentos migratórios. As contribuições ressaltam também a necessidade da garantia da proteção de direitos humanos e sociais para imigrantes e refugiados neste momento de crise sanitária. A produção da obra foi possível através de parcerias com autoras e autores bem como com a Universidade Estadual de Campinas, a Universidade de Cardiff, o Fundo de População das Nações Unidas, o Ministério Público do Trabalho, a Missão Paz e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Coordenação: Rosana Baeninger, Luis Renato Vodovato, Shailen Nandy. Organizadores: Luís Felipe Magalhães, Catarina von Zuben, Paolo Parise, Natália Belmonte Demétrio, Jóice Domeniconi. Download do livro: clique aqui.

Fonte: NEPO

NEPO
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912